Conheça a anatomia e funções do cérebro

Andre 26/11/2012 Bem Estar

O caso do operário que teve o crânio atravessado por uma barra de ferro, de 2m de comprimento, no último dia 15 de agosto, enquanto trabalhava em uma obra na cidade do Rio de Janeiro, chamou bastante a atenção, pois a imagem foi muito chocante e, apesar da gravidade do acidente, o rapaz não deverá ter nenhuma sequela.

Depois da cirurgia, o rapaz se recuperou de forma rápida e tranquila (Foto: Divulgação)

No momento do acidente, o operário, de 24 anos, estava usando capacete, mas a peça de proteção ficou totalmente destruída. O vergalhão perfurou a parte posterior da cabeça, atingindo a parte do cérebro responsável pelo comportamento, saindo na região localizada entre os olhos. O interessante é que, em nenhum momento, o jovem perdeu a consciência.

Em vista desse acidente, muita gente tem perguntado como é possível ele não ter sofrido nada. De acordo com os médicos que atenderam o operário, isso se deve à região do cérebro que foi atingida pela barra. Falando nisso, você sabe como é a anatomia do cérebro e as funções de cada parte?

Saiba mais: A atividade esportiva também faz bem ao cérebro

Anatomia e funções do cérebro

O cérebro humano pesa pouco mais de 1 kg (Foto: Divulgação)

Localizado dentro do crânio dos seres humanos, o cérebro é o principal centro de regulação e de controle das atividades do corpo, sendo fundamental para permitir ao homem identificar, perceber e interpretar tudo que se passa à sua volta.

Pesando pouco mais de 1 kg e composto por massa cinzenta e massa branca, ele é dividido em dois hemisférios, ficando o lado esquerdo por conta da lógica, da racionalidade e da comunicação, enquanto o lado direito é responsável pela criatividade, intuição, sentimentos e emoções.

Cada um dos hemisférios é composto por cinco lobos:

Lobo frontal: associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento, planejamento e memória. Está localizado na frente do crânio (testa).

Lobo parietal: responsável pela orientação do corpo e a interpretação das sensações (tato, dor, temperatura corporal, etc). Fica na parte superior central da cabeça.

Lobo occipital: é onde se encontra o córtex visual, ficando responsável pela visão. Fica na parte traseira da cabeça (nuca).

Lobos temporais: estão ligados principalmente à audição, também sendo responsáveis pela interpretação das emoções e memórias. Ficam nas regiões laterais da cabeça, próximos às orelhas.

 

Outras partes importantes do cérebro

O cerebelo é o responsável por coordenar os movimentos do corpo (Foto: Divulgação)

Cerebelo: fica na parte inferior do cérebro, sendo responsável pela coordenação dos movimentos do corpo, depois que recebe as informações vindas do cérebro.

Tronco cerebral: regula importantes atividades do corpo, como a frequência cardíaca e a deglutição.

Para conhecer mais sobre  o cérebro e outras partes do corpo veja a galeria: Anatomia Humana: Fotos

Outros artigos

Loja Ricardo Eletro Ofertas

09/04/2010

Loja Ricardo Eletro Ofertas

Muitas sedes das lojas Ricardo Eletro estão espalhadas pelo Brasil, sinal de que a qualidade de serviço e também atendimento é coerente com o que os seus cliente...

Macarrão com almôndegas

29/05/2012

Macarrão com almôndegas

As almôndegas são feitas com carne moída de cortes como o patinho, o coxão duro, o coxão mole ou lagarto, com farinha de rosca e condimentos. Os bolinhos de carne fr...

Relacionamento abusivo: como lidar

01/08/2013

Relacionamento abusivo: como lidar

Os relacionamentos abusivos são muito comuns e muitas mulheres sofrem em segredo, por medo de ficarem sozinhas ou porque amam demais o parceiro. Saiba mais sobre o a...