Frustrações no estágio: o que fazer

Conseguir entrar para um programa de estágio é o sonho de muitos jovens estudantes. Se o início da carreira for em uma grande empresa,…

Conseguir entrar para um programa de estágio é o sonho de muitos jovens estudantes. Se o início da carreira for em uma grande empresa, em que o novo empregado almejar uma carreira promissora no futuro, melhor ainda. Por outro lado, ao começarem as atividades na companhia podem ocorrer decepções no estágio. Para saber quais são as maiores frustrações no estágio, a Page Talent realizou uma pesquisa com 500 jovens entre 18 e 24 anos para saber o que mais causava desmotivação.

Falta de autonomia é uma das coisas que mais incomodam (Foto: divulgação)

Frustrações no estágio: o que fazer

Entre as frustrações dos estagiários, a maioria dos jovens escolheu a falta de autonomia como a maior decepção no estágio. De todos os entrevistados 35% disseram que a ausência de liberdade é o que mais incomoda no estágio. Para resolver esse problema, a dica é procurar companhias que passam mais atividades para os estagiários e, por consequência, os tornam mais responsáveis. Se sua companhia não é assim, o melhor é cumprir suas metas corretamente seguindo algumas dicas para se dar bem durante o estágio e atrair a atenção da chefia.

Estudantes também se decepcionam por não estarem na área que almejam (Foto: divulgação)

Dicas para superar frustrações no estágio

Outras dicas para superar frustrações no estágio é procurar sempre se manter alinhado com as novidades de sua profissão, para que possam surgir mais oportunidades em suas áreas de interesse. Aliás, trabalhar em uma área na qual não tem interesse é outro motivo de frustração apontado por 34% dos jovens que participaram da pesquisa. Lembre-se que nem sempre temos que fazer apenas atividades que gostamos, mas se a diferença entre sua área de estudos e de trabalho for muita, vale a pena tentar uma transferência.

Ver sua ideia ser desenvolvida por outra equipe também é motivo de frustração (Foto: divulgação)

Caso você tenha entrado em uma empresa e não saiba o que fazer com as frustrações no estágio, procure ser flexível e proativo e, se tiver oportunidade, converse com seus superiores sobre as atividades que está desenvolvendo. Como 31% dos entrevistados disseram que o que o que mais incomoda é dar uma ideia e vê-la sendo executada por outra pessoa, é preciso ter em mente que o fato de outra equipe desenvolver o projeto, não tira o mérito de ter sido o primeiro profissional a propor a inovação. O importante é seguir algumas sugestões para transformar o estágio em emprego e garantir uma carreira de sucesso.

Continuar Lendo  Agências de Emprego em Cruzeiros - Empregos em Navios

 

Top