Motivos para evitar sopas instantâneas

Com a chegada das temperaturas mais frias, muitas pessoas recorrem ao consumo de produtos quentes para manter o corpo aquecido. Entre os alimentos mais…

Com a chegada das temperaturas mais frias, muitas pessoas recorrem ao consumo de produtos quentes para manter o corpo aquecido. Entre os alimentos mais consumidos estão os chás e as sopas instantâneas. Estas, por serem cremosas e saborosas, são consumidas de forma contínua pelos indivíduos. No entanto, seu consumo indiscriminado pode trazer algumas consequências ao organismo. Conheça os motivos para evitar sopas instantâneas.

As sopas instantâneas não possuem os nutrientes essenciais. (Foto: divulgação)

O consumo excessivo das sopas instantâneas

Muitos indivíduos, durante o frio, tentam se aquecer através da ingestão de alimentos quentes. Um dos produtos mais consumidos são as sopas instantâneas. Porém, seu consumo em excesso pode ocasionar diversos problemas de saúde. Entre eles, podemos citar:

  • Retenção de líquido pelo corpo;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Doenças renais.

De acordo com especialistas, apenas um envelope de 20 gramas contem cerca de 40% da quantidade diária de sódio (sal) recomendada para um indivíduo normal. Esses são dados alarmantes e que justificam os malefícios desse consumo indiscriminado.

Outras desvantagens das sopas instantâneas

Muitos profissionais, entre eles, médicos e nutricionistas, não recomendam o consumo de sopas instantâneas. Isso porque esses alimentos são pobres em nutrientes, o que não contribui com as necessidades alimentares diárias de uma pessoa. Esses incluem os baixos valores de proteína, sendo pouco nutritivas e com realçadores de sabor. Outro fator contribuinte, também podemos citar os altos níveis de gordura nesses produtos que aparentam ser inofensivos.

A retenção de líquidos pode ser uma das consequências do consumo excessivo das sopas instantâneas. (Foto: divulgação)

Consequências dos problemas

O consumo excessivo de sódio, através das sopas instantâneas, pode provocar a retenção de líquidos. Como resultado, o indivíduo pode desenvolver problemas renais que podem ser fatais. Por isso, pessoas que já apresentam doenças renais ou pressão alta previamente, devem evitar o consumo desses alimentos industrializados. Entre as pessoas idosas, o consumo das sopas deve ser ainda mais restrito ou, até mesmo, evitado, por ocasionar problemas ainda maiores.

Leia Também:  Passagens mais Baratas para Salvador 2016-2017

Outras informações

Muitos nutricionistas defendem a ideia de evitar o consumo das sopas instantâneas ou, pelo menos, evitar seu consumo regular, independente da idade do indivíduo. Esses profissionais também afirmam que elas não devem ser misturadas às sopas caseiras com a finalidade de engrossá-las.

Conheça os motivos para evitar as sopas instantâneas. (Foto: divulgação)

As sopas instantâneas são muito consumidas pelos indivíduos, ainda mais durante as temperaturas frias. São diversos os sabores desses alimentos industrializados existentes no mercado. Porém, o seu consumo indiscriminado pode trazer diversas consequências à vida das pessoas. Uns dos problemas mais comuns são a retenção de líquidos, o aparecimento de pressão alta e as patologias renais.

Top