Saiba como Prevenir e Tratar Doenças Renais

As doenças relacionadas com os rins são inúmeras e podem afetar milhares de pessoas na população brasileira. É muito comum hoje em dia os…

Por Redacao em 16/08/2015

As doenças relacionadas com os rins são inúmeras e podem afetar milhares de pessoas na população brasileira. É muito comum hoje em dia os jovens não se preocuparem com a saúde, dormem de mais, se alimentam de forma inadequada, não praticam exercícios físicos e não bebem líquido suficiente para que os rins possam filtrar o sangue.

Saiba como Prevenir e Tratar Doenças Renais

Quem pode desenvolver doenças renais

As doenças que podem ser provocadas pelo mau funcionamento dos rins têm uma maneira específica de prevenção. A prevenção, aliás é muito simples pode ser feita de maneira geral consumindo líquidos adequadamente para que os rins possam trabalhar e filtrar as impurezas no sangue.

Qualquer pessoa pode desenvolver doenças renais, não existe idade específica, mas as pessoas a cima dos quarenta anos necessitam fazer um check up. Além destas, as que também já têm casos na família que desenvolveram doenças nos rins devem fazer exames periodicamente e consultar um médico nefrologista.

Em alguns casos os problemas renais podem ser graves até o ponto de o paciente ter que passar por diálise para poder sobreviver a espera de um transplante. Quando é encontrado um rim compatível geralmente a cirurgia de transplante é realizada com total sucesso e o paciente passa a ter uma vida normal, sem qualquer problema.

Função dos rins

Os rins têm a função de filtrar as impurezas do sangue, controlar a pressão arterial e ainda produzir hormônios e vitaminas. A lista de funções que os rins exercem é grande, mas também é grande as complicações que eles podem causar se não estiverem funcionando corretamente. Conforme informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia em média doze milhões de brasileiros sofrem de alguns dos males como cálculos, inflamações e infecções. Para cada dez vítimas sete nem se quer sabem que sofrem dos rins, e que se não tratado pode levar a doença crônica.

Cuidados com a alimentação

Ter uma alimentação saudável é indispensável para que os rins funcionem de maneira adequada. Evitar comidas muito salgadas, beber bastante liquido e praticar esporte é indispensável para ter uma boa saúde. Não só os rins agradecem, mas todo o organismo, pois o ser humano funciona como se fosse uma maquina onde todos os órgãos dependem uns dos outros para que o todo seja perfeito.

Confira as causas da insuficiência renal:

– Infecção Renal Crônica

– Doenças Hereditárias, rins policísticos e outras.

– Nefrites imunológicas

– Diabetes

Para fazer a prevenção de insuficiência renal é preciso diagnosticar a doença com antecedência para poder tratá-la. As consultas periódicas ao especialista e os exames clínicos ajudam a controlar as doenças renais. Mas, como no Brasil a saúde ainda esta engatinhando, só quem tem condições de pagar por um bom plano de saúde tem condições de fazer o diagnóstico e tratamento com antecedência.

As pessoas de classe baixa que dependem da saúde publica, ficam nas mãos da burocracia para poder consultar a um especialista a fim de que ele possa diagnosticar a doença e fazer o tratamento preventivo.

Top