A Revolução Industrial foi muito importante para a história da humanidade, pois foi através dela que a humanidade conseguiu evoluir em várias áreas industriais e humanas.
Mas quando e como surgiu a Revolução Industrial? E qual foi a sua interferência na sociedade? Neste artigo, iremos responder todas estas dúvidas. Boa leitura!
Quando começou a revolução industrial?
Existem muitas controvérsias em relação ao ano da primeira revolução industrial, mas, segundo a maioria dos historiadores, ela começou no ano de 1760. Mas o fato mais importante é que a revolução foi um marco muito importante para a história da humanidade.
Onde aconteceu a revolução industrial?
A primeira grande Revolução industrial começou na Inglaterra, mais ou menos na metade do século XVIII. Os ingleses são considerados os pioneiros nessa revolução pelo fato da primeira máquina a vapor ter sido criada no país, em 1698, construída por Thomas Newcomen.
Qual foi o principal motivo da revolução industrial?
Segundo os historiadores, muitos motivos causaram a primeira Revolução Industrial. Mas a principal causa foi a criação da máquina a vapor, que funcionava com água e carvão como combustíveis. Essa máquina era capaz de gerar energia ao esquentar a água e a transformar em força para movimentar as máquinas.
A Revolução Industrial foi um marco muito importante para a história, pois, ela reformulou a maioria das relações sociais humanas e mudou totalmente a forma como se trabalhava.
Como a revolução industrial mudou a indústria?
Com a chegada das máquinas, todas as áreas humanas progrediram de forma muito rápida. A indústria cresceu, trazendo consigo muitos avanços tecnológicos. Esses avanços melhoraram muitas áreas importantes para a humanidade, como a medicina, robótica e a indústria de vários segmentos.
O processo de Revolução Industrial passou por muitas fases e cada uma delas foi responsável por desenvolver várias áreas da tecnologia, o que possibilitou a industrialização e crescimento de diversos países emergentes. O capitalismo também passou por várias mudanças causadas pela Revolução Industrial, que o tornou um sistema muito mais eficiente e produtivo.
A cada nova fase, a Revolução Industrial trazia mais avanços, transformando o mundo e as pessoas. Neste período de revolução, a indústria e a produção das empresas cresceram bastante em pouco tempo.
Qual foi o impacto da revolução industrial na sociedade?
Se considerado de um parâmetro geral, a Revolução Industrial transformou a maioria dos setores econômicos do mundo, em especial o industrial. Mas todos os avanços alcançados nessa revolução refletiram também nas relações sociais e nos impactos gerados na natureza, visto que mudaram totalmente a forma como as pessoas viviam.
Com a chegada das máquinas, diminuiu a necessidade de trabalhos braçais, fazendo com que muitas pessoas saíssem da zona rural para buscarem oportunidades de trabalho, isso fez com que novas cidades nascessem, dando origem a um dos maiores processos de urbanização da história.
Mas esse processo gerou um aumento muito grande na população das cidades, e gerou uma grande onda de desordem social, como violência, fome e miséria. A sociedade também se dividiu em dois lados: os burgueses e o proletariado. Os primeiros são os donos dos meios de produção (fábricas) e os últimos são os trabalhadores (quem vende força de trabalho para ganhar seu sustento).
O maior avanço que a Revolução Industrial trouxe foi o aumento da produção, as empresas passaram a produzir em massa e em pouco tempo. Isso fez com que o comércio crescesse rapidamente, gerando grandes mudanças no mundo industrial, beneficiando, em especial, os mais ricos.
Conseguiu entender como aconteceu a Revolução Industrial e qual a sua importância? Sem sombra de dúvidas, ela revolucionou o mundo!