Morre o arquiteto Oscar Niemeyer

Morre na noite dessa quarta-feira, 5 de dezembro, o arquiteto Oscar Niemeyer. Seu estado de saúde piorou devido a uma infecção respiratória e era…

Por Élida Santos em 05/12/2012

Morre na noite dessa quarta-feira, 5 de dezembro, o arquiteto Oscar Niemeyer. Seu estado de saúde piorou devido a uma infecção respiratória e era considerado grave, de acordo com o último boletim médico divulgado hoje pelo hospital.

Leia também: Oscar Niemeyer- Biografia

 

Aos 104 anos, morre Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação)

“Por causa da infecção respiratória, o paciente está respirando com a ajuda de aparelhos e se encontra sedado. O estado de saúde de Oscar Niemeyer é grave”, declarou o boletim médico assinado por Fernando Gjorup, do Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, onde o arquiteto estava internado há mais de um mês.

Niemeyer completaria 105 anos em 15 de dezembro e estava fazendo tratamento de hemodiálise, iniciado há poucos dias para tratar de problema renal. O arquiteto deu entrada no hospital no dia 2 de novembro, dias depois de ter recebido alta após permanecer quase duas semanas internado por causa de uma desidratação.

Saiba mais sobre: Frases de Oscar Niemeyer

 

O arquiteto deixará uma marca na história do Brasil (Foto: Divulgação)

Curiosidades Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer sempre defendeu uma posição política clara, sendo comunista. Chegou a visitar a União Soviética, onde teve encontro com diversas lideres socialistas. Fidel Castro disse: “Niemeyer e eu somos os últimos comunistas do planeta”. Há quatro anos, em entrevista a revista IstoÉ, o arquiteto afirmou que comia de tudo, bebia vinho, fumava charutos e fazia sexo todos os dias. Em outra ocasião Oscar Niemeyer curiosamente disse uma frase pela qual ainda é lembrado: “A arquitetura não é importante. A vida que é”.

Oscar Niemeyer e sua generosidade

Parte essencial da biografia de Oscar Niemeyer deve-se a sua generosidade e coragem. Enfrentou governos e lideranças politicas para ir em direção as suas ideias. No campo pessoal, colaborou com o líder comunista Luís Carlos Prestes, que não tinha renda própria na velhice. Vale lembrar que ambos se desligaram do Partido Comunista Brasileiro em 1990, por discordar dos rumos que a agremiação tomava. Mais recentemente, Oscar Niemeyer projetou uma casa para seu motorista particular, para ser construída na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Leia mais sobre Oscar Niemeyer 

Principais obras do Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer: Biografia

Frases de Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer: curiosidades

Top