Frases de Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer ajudou a construir monumentos históricos brasileiros, como o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e prédios públicos de Brasília. O arquiteto que…

Por Élida Santos em 12/11/2012

Oscar Niemeyer ajudou a construir monumentos históricos brasileiros, como o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e prédios públicos de Brasília. O arquiteto que morreu aos 104 anos, teve uma posição política clara, se declarando comunista. Por isso, ficou exilado na época da ditadura militar. Homem tido como bondoso e de personalidade, Niemeyer tem grande admiração de pessoas não só do ramo da arquitetura, mas outros profissionais e cidadãos que tiveram contato com ele.

Confira também: Os melhores parques urbanos do Brasil

Oscar Niemeyer é um dos mais influentes arquitetos do mundo (Foto: Divulgação)

Atualmente, o arquiteto está internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O médico Fernando Gjorup, diretor geral da unidade, o médico Paulo Niemeyer e a diretora Cristina Quadrat em entrevista coletiva concedida no último dia 11 de novembro afirmaram que Oscar Niemeyer inspira cuidados por ter 104 anos (fará 105 no dia 15 de dezembro), mas que no geral seu quadro está melhorando e se continuar assim poderá sair do hospital em breve.

As frases de Niemeyer circulam pelas redes sociais (Foto: Divulgação)

Declarações de Oscar Niemeyer

As frases marcantes de Oscar Niemeyer são lembradas constantemente. O arquiteto que, é referência na arquitetura moderna, deu várias declarações que ficaram na memória. Confira abaixo uma relação de frases ditas por Oscar Niemeyer ao longo da sua vida:

Leia mais sobre: Plantas De Casas Contemporâneas

“A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”.

“Toda escola superior deveria oferecer aulas de filosofia e história. Assim fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida”.

“O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que no encontro sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curva é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein”.

“Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro”.

“A vida é um sopro”.

“Amo a vida e a vida me ama. Somos um casalzinho insuportável”.

“Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito”.

“Quando se vê um arvorado o importante não são as árvores mais os espaços entre ela”.

“Temos que ser o Oscar Niemeyer de nossas profissões”.

Leia mais sobre Oscar Niemeyer 

Morre o arquiteto Oscar Niemeyer

Principais obras do Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer: Biografia

Oscar Niemeyer: curiosidades

Top