Morango: Afasta Problemas de Saúde

O morango é uma fruta muito saborosa e chamativa, devido ao seu formato e cor intensa. Tudo isso aliado aos seus nutrientes, faz dessa…

Por Redacao em 30/11/2015

O morango é uma fruta muito saborosa e chamativa, devido ao seu formato e cor intensa. Tudo isso aliado aos seus nutrientes, faz dessa pequena fruta, uma excelente escolha. O morango possui um aroma agradabilíssimo, conquistando assim, muitos adeptos. O morango: afasta problemas de saúde por isso o seu consumo torna-se indispensável.

Morango: Afasta Problemas de Saúde (Foto: Divulgação)

Morango: Afasta Problemas de Saúde (Foto: Divulgação)

Morango: Afasta Problemas de Saúde

Além de ser ótimo para dietas de emagrecimento, o morango ajuda a prevenir o câncer, algumas doenças cardíacas e a reduzir o colesterol. Isso porque possui pectina e fibras solúveis que, ao serem consumidas regularmente, auxiliam na redução do colesterol e evitam a prisão de ventre. A fruta tem poucas calorias, cerca de 36 cal por xícara ou 100 gramas. Quebra- se, portanto, aquele velho pensamento de que só entram receitas “sem graça” em cardápios de emagrecimento. O morango: afasta problemas de saúde e possui sabor excelente.

Confira aqui também: Morangos evitam ressecamento da pele

Morango pode ser consumido em várias receitas (Foto: Divulgação)

Morango pode ser consumido em várias receitas (Foto: Divulgação)

Nutrientes do morango

O alimento também contém potássio, componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos. Como as pessoas tendem a consumir sódio cada vez mais com alimentos embutidos e industrializados, comer morangos seria uma ótima forma de ingerir potássio para regular o organismo.

Morango uma fruta deliciosa e muito benéfica ao organismo (Foto: Divulgação)(

Morango uma fruta deliciosa e muito benéfica ao organismo (Foto: Divulgação)(

Porque o morango é um alimento funcional?

Por ter coloração vermelha, a fruta entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardíacos. O morango é rico em antioxidantes e em ácido fólico, que participa na defesa do organismo e prevenir doenças cardiovasculares e o câncer.

Leia mais informações aqui: Receita de sobremesa com morango

Morango pode ser cultivado em vasos (Foto: Divulgação)

Morango pode ser cultivado em vasos (Foto: Divulgação)

Morango rico em vitamina C

Além disso, a frutinha possui vitamina C, ótima na prevenção de gripes e resfriados, comuns no inverno. Outro fator interessante, é que a vitamina C também é importante na absorção de ferro, na redução dos triglicerídeos e no fortalecimento da parte imunológica do corpo. O folato é uma substância da vitamina do complexo B, que funciona na participação da divisão correta das células, fazendo uma boa manutenção destas, sendo muito importante também por atuar no DNA, permitindo que as divisões das células sejam corretas.

Há também as antocianinas, flavonoides com eficácia antioxidante que inibem a proliferação de células cancerígenas no estômago, cólon, pulmão e sistema nervoso central. A única restrição para o consumo do morango fica por conta das pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido a presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão do morango deve ser feita sob orientação de um profissional.

Portanto, procure consumir morangos, principalmente durante sua época de safra!

É um alimento encontrado facilmente nas feiras livres, em supermercados, quitandas, e lugares direcionados a venda de produtos alimentícios. O preço geralmente é compatível com o produto, podendo variar o tamanho e a qualidade. Muitas são as receitas onde o produto pode ser utilizado, bastar usar a criatividade. Ele sozinho também é muito saboroso e sacia a fome. Consuma morango em grande quantidade, ele é saudável e não engorda!

Top