Modelos diferentes de alianças de casamento

No casamento, a aliança simboliza a união de duas pessoas que se amam e desejam ficar juntas pelo resto da vida. Esta joia normalmente…

No casamento, a aliança simboliza a união de duas pessoas que se amam e desejam ficar juntas pelo resto da vida. Esta joia normalmente é confeccionada com ouro e usada na mão esquerda, reforçando assim os laços estabelecidos pelo matrimônio.

A aliança de ouro é um dos símbolos do matrimônio. (Foto:Divulgação)

A aliança de casamento: um acessório que une

A aliança de casamento não deve ser qualquer tipo de anel, afinal, ela deixa claro o compromisso firmado entre duas pessoas. Este simples acessório carrega consigo a ideia de fidelidade, respeito, amor e o objetivo de construir uma vida a dois.

O anel possui uma estrutura circular, sem definir ao certo o seu começo ou o fim. Sua simbologia é um tanto complexa, mas em resumo ele tem como função invocar o ciclo ou a eternidade de uma união.

Acredita-se que as primeiras alianças foram criadas pelos egípcios em 2.800 a.C. O acessório era um meio encontrado pelos apaixonados da época para representar a ideia de amor eterno. Com o tempo, o anel nupcial se tornou conhecido em outras civilizações, como gregos e romanos.

A princípio as alianças eram confeccionadas com materiais de baixa qualidade, que enferrujavam e se deterioravam facilmente. Para que os anéis se tornassem mais resistentes, eles passaram a ser feitos com metais nobres, como prata e ouro.

Alianças decoradas com uma discreta pedrinha. (Foto:Divulgação)

A simbologia também está presente na forma como a aliança é usada. Reza a lenda que, quando o anel é colocado no dedo indicador da mão esquerda, ele funciona como um imã para atrair o coração do companheiro.

A troca de alianças é um dos momentos mais aguardados do casamento. Os noivos repetem os dizeres do padre e colocam a aliança um na mão do outro, como sinal de compromisso perante Deus e os homens.

Leia Também:  Fotos de Aliança de Casamento

A aliança convencional nada mais é do que uma pequena argola de ouro, que se ajusta ao tamanho do dedo. Os casais podem até inovar com relação a espessura da peça ou acabamento, mas dificilmente fogem do óbvio, caso contrário a aliança corre o risco de passar despercebida como um simples anel.

Modelos diferentes de aliança

Alianças com design mais elaborado. (Foto:Divulgação)

Embora a aliança seja um item tradicional do casamento, ela está ganhando versões mais modernas.  Ao invés de apresentar simplesmente o ouro como material, ela já conta com detalhes que exploram pedras preciosas e outros metais nobres.

Algumas alianças inovam não apenas o acabamento ou o material de confecção, mas também deixam de lado o formato circular e exploram linhas mais retas.

Como os casais estão se divorciando com mais frequência, as pessoas estão dando um novo destino para as alianças que foram usadas durante o tempo de casamento. A nova tendência consiste em derreter a peça para fazer uma nova joia.

Fotos de alianças de casamento diferentes

Veja fotos de alianças de casamento diferentes:

Top