Mitos e verdades sobre tratamento para piolhos

Não é de hoje que os piolhos afetam, especialmente, as escolas infantis. É extremamente comum encontrar crianças que apresentam o problema e quando não…

Não é de hoje que os piolhos afetam, especialmente, as escolas infantis. É extremamente comum encontrar crianças que apresentam o problema e quando não são devidamente tratadas, acabam colaborando com a proliferação dos piolhos. Conheça alguns mitos e verdades sobre o tratamento dos piolhos.

A higiene dos cabelos não possui interferência nenhuma sobre a prevenção ou não, da transmissão dos piolhos. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o tratamento dos piolhos

Separamos abaixo algumas informações que vão ajudar os pais a entender mais sobre o tratamento dos piolhos, incluindo a sanção das dúvidas sobre o assunto.

  • Apensas um simples contato é suficiente para a transmissão do piolho entre as crianças.

Verdade – Os piolhos se espalham de maneira rápida, pois a transmissão ocorre apenas pelo contato entre as cabeças. Esse é o motivo pelo qual, as escolas infantis sejam muito afetadas pelo problema, uma vez que as brincadeiras das crianças possui muito contato.

  • Quando uma criança está infestada com os piolhos, todos os familiares devem ser igualmente tratados.

Verdade – todos os integrantes da família devem ser tratados, quando uma pessoa da família está com piolhos. Isso porque esses insetos de movem rapidamente e assim, logo outros moradores poderão estar infestados. Além disso, é preciso ressaltar que durante as primeiras semanas de infecção, é possível que os sintomas não apareçam.

A incidência de piolhos é maior entre as crianças. (Foto: divulgação)

  • Os piolhos preferem os cabelos que estão mau cuidados.

Mito – a higiene dos cabelos não tem interferência nenhuma na infestação dos cabelos. Isso porque esses insetos gostam de fios sujos ou limpos, desde que o couro cabeludo esteja quente e úmido, um local propício para a sua proliferação.

  • Para combater a infestação por piolhos, é necessário mais de um tratamento.
Leia Também:  O que Páscoa tem a ver com chocolate?

Verdade – para que os insetos sejam eliminados de forma adequada, é preciso que o tratamento para piolhos seja realizado mais de uma vez. O ideal é que esse novo tratamento seja realizado uma semana após o início do tratamento. Isso garante que todas as lêndeas (ovos) sejam exterminadas.

  • Lavar a roupa de cama elimina a infestação por piolhos.

Mito – apesar da limpeza da roupa de cama seja importante, não é apenas lavar todos os lençóis e fronhas que vai garantir que não aconteça uma nova infecção. É importante mencionar que a água e o sabão ajudam no combate e que logo após a lavagem, é ideal que as roupas sejam passadas com ferro quente.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o tratamento para piolhos. (Foto: divulgação)

As escolas infantis tem alta incidência em relação à infestação de piolhos. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre o tratamento para os piolhos, é importante buscar a orientação de um especialista diante de qualquer suspeita do problema.

Top