Mitos e verdades sobre tireoide

A tireoide é uma das glândulas mais conhecidas, e tanto seu funcionamento como as doenças que lhe afetam são cercadas de inverdades, que causam…

A tireoide é uma das glândulas mais conhecidas, e tanto seu funcionamento como as doenças que lhe afetam são cercadas de inverdades, que causam muita confusão e podem até mesmo colocar a saúde em risco. Esclareça as principais dúvidas a respeito do assunto e confira alguns mitos e verdades sobre tireoide.

A tireoide é uma glândula importantíssima para o adequado funcionamento do organismo. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre tireoide

  • A tireoide é uma glândula importantíssima para o organismo

Verdade. A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano, ficando localizada na região anterior do pescoço. Ela é responsável por produzir dois hormônios, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), envolvidos no controle emocional e desenvolvimento do organismo. Esses hormônios podem ser produzidos em laboratório e administrados na forma de comprimidos, o que permite que, no caso de doenças específicas, a glândula seja retirada sem maiores repercussões ao paciente.

  • O hipotireoidismo é uma doença que sempre engorda

Mito. O aumento de peso pode ser uma das manifestações do hipotireoidismo. Entretanto, esse sintoma não está sempre presente, e muitas pessoas podem ser portadoras de disfunção tireoidiana e ter o peso dentro da normalidade. O aumento de peso provocado por doenças da tireoide geralmente é bastante discreto, e pode ser revertido facilmente.

A ausência de bócio não exclui problemas tireoidianos. (Foto: divulgação)

  • O hipotireoidismo pode causar depressão

Verdade. Alterações nos níveis dos hormônios tireoidianos estão intimamente relacionadas com problemas emocionais, como a depressão. De acordo com estudos, cerca de metade dos pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas depressivos e 1 em cada 3 pacientes com depressão possuem distúrbios tireoidianos. Isso se deve ao fato de que os hormônios tireoidianos interferem no humor, libido, sono, raciocínio e memória, podendo causar depressão.

  • Todo nódulo na tireoide é câncer
Continuar Lendo  As principais festas juninas do Brasil 2014

Mito. O principal sintoma do câncer na tireoide é um caroço na glândula, que pode ser sentido ao exame físico do pescoço. Entretanto, a maioria dos casos de pessoas com nódulos tireoidianos apresenta doenças benignas, que não representam grande risco à saúde. Na existência desse sintoma, é fundamental procurar auxílio médico, para que seja feita avaliação da lesão por exames de imagem e biópsia.

  • Quem tem problema na tireoide desenvolve o famoso “papo” no pescoço

Mito. Existem várias formas de hipotireoidismo e nem todas cursam com o aparecimento do bócio, o famoso “papo”. Na maioria das vezes o paciente acaba procurando ajuda médica devido a outros sintomas de problemas na tireoide.

A depressão é um problema muito relacionado com os distúrbios tireoidianos. (Foto: divulgação)

A tireoide é uma glândula muito importante para o adequado funcionamento do organismo humano, e as doenças que afetam esse órgão são cercadas de mitos. Para evitar problemas e se prevenir, vale a pena acabar com as dúvidas e conhecer mais a respeito do assunto.

Top