Mitos e verdades sobre a primeira vez

Com o passar do tempo, todos nós observamos que cada vez mais cedo os adolescentes tem grande interesse em iniciar a vida sexual. É…

Dúvidas sobre a primeira vez?

Com o passar do tempo, todos nós observamos que cada vez mais cedo os adolescentes tem grande interesse em iniciar a vida sexual. É devido a isso que devemos estar atentos às transformações para termos condições de poder instruir, da melhor forma possível, essa nova geração.

Como qualquer pessoa, os “marinheiros de primeira viagem” possuem muitas dúvidas e medos quanto ao que realmente devem se preocupar e como devem reagir diante da nova experiência. Para que a situação se torne mais natural e menos constrangedora, quebraremos alguns tabus relacionados à primeira vez, desmitificando os mitos e contando as verdades desse momento tão esperado por muitos!

É possível engravidar já na primeira relação?

Sim, é possível! Logo que a menina inicia o primeiro dia de menstruação, já se torna fértil, podendo assim, ao entrar em contato com o sêmen masculino, engravidar durante a primeira relação. Porém, para que isso aconteça, a menina deve estar em seu período fértil (para saber quais dias correspondem ao seu período fértil, é necessário conhecer o seu ciclo menstrual). Esta aí a importância de procurar um médico ginecologista para poder ajudar a menina que deseja iniciar as atividades sexuais, antes de qualquer coisa. Esse profissional irá ensiná-la a conhecer o seu ciclo, assim como orientará quanto ao uso de métodos contraceptivos, evitando uma gravidez indesejada ou pior, uma doença sexualmente transmissível (DST).

Primeira relação

Existe uma idade exata para iniciar as atividades sexuais?

Especialistas afirmam que a melhor época para iniciar a prática de sexo, é em torno de 17 e 18 anos. Nesse período o corpo já sofreu praticamente todas as transformações que deveriam sofrer pela ação dos hormônios sexuais.

Leia Também:  Sexo, como saber se já chegou a hora

É normal e comum ocorrer sangramento durante a primeira vez?

Não, nem toda mulher apresentará sangramento após a primeira relação. O que ocasiona o sangramento é o rompimento do hímen, uma membrana localizada no começo do óstio vaginal. Porém, dependendo do tipo de hímen que a mulher apresenta, o sangramento pode não ocorrer. Devido a diferente apresentação de hímens, há relatos de mulheres que apresentaram sangramento após terceira ou quarta relação sexual e até mesmos casos de mulheres que nunca apresentaram sangramento; isso é justificado por ser um hímen com elasticidade maior que o comum.

Antes de tomar qualquer iniciativa, procure um atendimento especializado para poder orientá-la sobre as possíveis consequências de sua ação. E lembre-se, faça sexo seguro, use camisinha!

Use camisinha!

Top