Mestrados Profmat

O Profmat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) trata-se de um curso semipresencial, ofertado em território nacional, promovido por uma rede de Instituições…

O Profmat oferece mestrado para professores de matemática (Foto: Divulgação)

O Profmat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) trata-se de um curso semipresencial, ofertado em território nacional, promovido por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no cenário da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

A instituição tem por objetivo atender professores de Matemática que atuam no ensino básico, principalmente na escola pública, que buscam aperfeiçoamento em sua formação profissional, com direcionamento no domínio aprofundado de conteúdo matemático, importante para sua atuação como docente. O Programa atua em grande escala, com o intuito de, a médio prazo, influenciar positivamente e substantivamente a formação dos professores da área em todo o território nacional.

O Profmat atende todo o Brasil (Foto: Divulgação)

A admissão de estudantes e a distribuição de bolsas de estudos aconteçam através de um Exame Nacional de Acesso, tendo como tema um programa de conteúdo matemático de ensino básico, que é divulgado previamente. A avaliação consiste em um único teste, realizado pelo menos uma vez por ano nas Instituições conveniadas, que constam no site www.profmat-sbm.org.br.

As normas de realização do Exame Nacional de Acesso, incluindo o período de inscrição, a data, horários e locais de aplicação da prova, o número de vagas disponível em cada local onde as aulas serão ministradas, e os critérios de correção utilizados são definidos por meio de um Edital do Conselho Gestor, que será divulgado no portal eletrônico do Profmat.

A instituição divulgou no dia 2 de fevereiro a lista de estudantes escolhidos para vagas remanescentes (Foto: Divulgação)

No ato da candidatura no Exame Nacional de Acesso, o inscrito escolhe, dentre as Instituições Associadas ao órgão, aquela que lhe é mais conveniente e que atende melhor suas expectativas para a realização do curso. A pessoa pode optar por qualquer universidade, pois o Profmat não restringirá essa escolha, independente de ser mais perto, ou não, da sua residência.

Leia Também:  Tradutor Português Inglês Online

De acordo com a classificação no exame, as pessoas serão convocadas a integrar a turma de mestrado da instituição escolhida. Quem não for chamado em uma primeira oportunidade, devido ao número restrito de colocações, terá que aguardar as vagas remanescentes. No último dia 2 de janeiro, as pessoas classificadas, que não foram convocadas na primeira chamada, mas que obtiveram pontuação suficiente para ocupar a vagas remanescentes, foram convocadas. O resultado pode ser acessado através do link http://www.profmat-sbm.org.br/resultado.aspx. Para mais informações acesse o site do Profmat.

Top