Mestrado em gestão

As pessoas que possuem a intenção de conquistar uma colocação imponente no mercado de trabalho devem procurar a qualificação e o mestrado (que é…

Por Élida Santos em 16/02/2012

O mestrado é fundamental para quem quer conquistar um espaço no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

As pessoas que possuem a intenção de conquistar uma colocação imponente no mercado de trabalho devem procurar a qualificação e o mestrado (que é o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu que existe no Brasil) é uma das muitas formas de adquirir conhecimento. Somente professores-doutores podem ministrar aulas desse porte. Os interessados em conquistar uma vaga em um mestrado devem encaminhar para universidade um projeto, que deverá ser aprofundado caso essa pessoa seja aceita na instituição de ensino.

Ao iniciar a pesquisa, sob a orientação de um doutor (vinculado a universidade em questão) em um período de dois anos, o estudante vai realizar trabalhos que meses depois resultarão em uma dissertação com embasamento teórico, que foram retirados de uma vasta bibliografia. Durante o curso se apresentarão disciplinas avançadas, que serão conclusivas na hora de redigir a dissertação que será entregue como trabalho final.

Verifique no site do CAPES as instituições que promovem mestrado de gestão (Foto: Divulgação)

Se você se interessou por esses aspectos e pretende ingressar em um mestrado, verifique no site www.capes.gov.br, quais são os cursos disponíveis e em quais universidades. Para quem gosta da área de gestão a boa notícia é que muitas faculdades estão promovendo pós-graduações stricto sensu. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por exemplo, é uma delas.

No caso a Univali o mestrado em Gestão de Políticas Públicas constitui em temas de estudo com recortes reconhecidamente amplos, complexos e sujeitos a várias abordagens teóricas e epistemológicas. Numa perspectiva muito ampla, pode-se conceber esta área como o estudo das formas de ação pública (estatal e não estatal) concernente ao diagnóstico e/ou resolução dos problemas derivados da vida em sociedades complexas. Para saber mais acesse o site da instituição.

Já a Fundação Universitária Iberoamericana (Funiber) trabalha com o mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais. Na especialização o estudante terá a união de campos da inovação e da gestão do conhecimento, com o objetivo de uma formação integral do especialista em Gestão e Auditorias Ambientais, com um grande valor agregado e acima de experiências similares, com a capacidade, a habilidade e os conhecimentos para compreender estratégias, sistemas, processos, ferramentas e métodos que permitam gerenciar a projeção das organizações no que se refere ao meio ambiente, a partir da ótica do desenvolvimento sustentável. Parta mais informações acesse o site da Funiber.

Para ter acesso a todos os cursos de pós-graduações stricto sensu dessa área  veja o site  www.capes.gov.br.

Top