Mesas de apoio: como escolher

Existem móveis que são essenciais na decoração de um determinado ambiente, como é o caso do sofá para a sala de estar. No entanto,…

Por Isabella Moretti em 11/06/2012

Mesa de centro, mesa de canto e aparador dividem o mesmo ambiente.

Existem móveis que são essenciais na decoração de um determinado ambiente, como é o caso do sofá para a sala de estar. No entanto, alguns itens mobiliários secundários fazem toda a diferença no visual do cômodo, possuindo a capacidade de completar o efeito dos móveis protagonistas, como por exemplo, as mesas de apoio.

As mesas de apoio são peças auxiliares que podem ser usadas em casa nos mais diversos contextos. Apesar de compactas e sem grande visibilidade na decoração, elas tornam mais simples o dia-a-dia dos moradores dentro de casa e servem de suporte para objetos essenciais ou enfeites.

Mesa de centro e mesa de canto

O nome que se dá ao móvel de apoio varia de acordo com o lugar onde ele é posicionado, podendo ser uma mesa de centro ou de canto. Nos dois casos a peça serve para colocar os controles da TV, revistas, livros e enfeites. Também existe a possibilidade de retirar todos estes itens da mesinha para colocar uma bandeja com jarra, copos e petiscos, podendo assim servir os amigos.

Ao usar mesa de centro e mesa de canto no mesmo ambiente, é importante tomar cuidado para que as peças não sejam dispostas no espaço de forma incorreta. Qualquer erro ao elaborar a decoração da sala de estar pode prejudicar a circulação dos moradores ou criar uma desarmonia com os demais elementos.

Há vários modelos de mesinhas de apoio, que se distinguem quanto ao tamanho, formato, acabamento e material. Entre as peças que são mais procuradas nas lojas de móveis, vale ressaltar as mesas de madeira, vidro, acrílico e espelho.

Leia também: Dicas para arrumar mesa de centro

Como escolher mesa de centro?

A mesa de centro precisa ser proporcional aos demais móveis e ao tamanho da sala.

Ao optar por uma mesa de centro, procure considerar a estética da peça e o equilíbrio do ambiente decorado. As medidas da mesinha devem ser compatíveis com o espaço para que tudo se torne proporcional. A distância da mesa de centro para o sofá deve ser de 60 a 80 centímetros, enquanto a altura do móvel não pode ultrapassar o assento do sofá. Seguindo estas regras, a decoração tem mais chances de dar certo.

Depois de escolher a mesa de centro e posicioná-la adequadamente na sala, selecione peças bonitas para decorar o móvel central, sem atrapalhar a visão dos moradores na hora de assistir TV ou conversar. Os arranjos de flores, caixinhas, objetos de coleção e vasos são algumas opções interessantes.

Como escolher mesa de canto?

A mesa de canto, quando bem usada, contribui com a decoração.

A mesa de canto aparece um pouco menos na decoração do que a mesa de centro, mas ela é tão importante quanto. Ela pode ocupar um cantinho vazio da sala, sendo posicionada ao lado do sofá ou junto à poltrona.

Veja também: Mesa de canto para sala de estar

 

Top