Mercado de NFTs Esportivos Deve Crescer Ainda Mais em 2022

Lucas 17/02/2022 Esportes

As NFTs esportivas, que cresceram bastante em 2021, devem apresentar números ainda mais animadores em 2022.

Mercado de NFTs Esportivos

Mercado de NFTs Esportivos

O ano de 2021 foi bastante positivo para os negócios envolvendo NFTs (tokens não-fungíveis). Todavia, a projeção é que esse mercado conquiste ainda mais relevância mundial a partir do ano que vem. Segundo um estudo da Deloitte, serão 2 bilhões de dólares em operações envolvendo os NFTs em 2022.

Segundo o material divulgado pela empresa, os NFTs relacionados a esportes vão movimentar mais de 2 bilhões de dólares (11,3 bilhões de reais) em 2022, o que representa praticamente o dobro do valor movimentado em 2021 até agora. A empresa afirma que os NFTs são uma possível fonte de receita para clubes e instituições esportivas, e também uma forma de engajar seus fãs.

Embora o mercado de NFT oscile com certa frequência, ainda há uma grande vantagem por trás disso. Englobando atletas, eventos esportivos e materiais extras, o NFT se mantém em constante crescimento na indústria esportiva. Muito disso se deve ao crescimento do mercado esportivo, não só relacionado diretamente aos clubes e atletas, mas também ao mercado de apostas (sporting bets) e jogos envolvendo diretamente os principais campeonatos de diversas modalidades.

Mercado mundial de NFTs ligadas ao esporte

O movimento de uso de NFTs por marcas e instituições ligadas ao esporte começou com o sucesso do NBA Top Sho, lançado no final de 2020. Em pouco tempo, a plataforma atraiu milhares de usuários e começou a movimentar milhões de dólares. Hoje, é uma referência para o segmento.

Desde então, várias outras marcas famosas, como Fórmula 1, MotoGP, UFC, Uefa, Conmebol, MLB e NFL seguiram pelo mesmo caminho – seja com plataformas criadas pela Dapper Labs, desenvolvedora do NBA Top Shot, ou por concorrentes. No futebol, por exemplo, a Sorare e a Top Goal já têm grandes nomes como parceiros.

Já sobre o mercado brasileiro, algumas empresas patrocinam clubes importantes da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Por exemplo, a equipe do Corinthians, Ceará e o Atlético Mineiro, possuem parcerias com a indústria de NFTs.

O potencial futuro dos NFTs

O futuro é muito promissor para NFTs, e será uma das funcionalidades promissoras para uso de Blockchain, principalmente no mercado esportivo. Todo o fanatismo envolvido no futebol, basquete, vôlei e demais modalidades é motivo para adquirir inclusive camisas, chuteiras e outros itens históricos que, por serem digitais, nunca serão usados. Apenas o fato de ser algo único faz com que o fã valorize tal produto.

Os esportes eletrônicos são outra área que pode se destacar dentro dos NFTs, em um game, que já nasceu no mercado digital, a possibilidade de o usuário ter uma skin, uma arma ou um carro exclusivo pode culminar na criação de um mercado único dentro daquele universo, mobilizando altas quantias.

Porém, ao mesmo tempo que existem pessoas empolgadas com o novo ativo, tem quem acredite se tratar de uma bolha, criada principalmente pela procura de possíveis fontes de lucro em uma economia mundial desequilibrada. Ainda é preciso acompanhar atentamente o desenvolvimento deste mercado, sempre atentos às possibilidades que um NFT pode trazer para a indústria esportiva e nas novas maneiras de interagir com os torcedores.

Outros artigos

Banheiras de Bebês Hércules – Preços

20/05/2011

Banheiras de Bebês Hércules – Preços

A Hércules é uma marca de produtos desenvolvidos para dar conforto e segurança para nossos bebês. Com um catálogo que inclui carrinhos, cadeirinhas automotivas, banh...

Torção do tornozelo: como tratar

13/02/2013

Torção do tornozelo: como tratar

Os pés são grandes aliados da nossa locomoção e se algo está errado com eles, esse ato pode ser prejudicado. Existem lesões que podem acontecer durante a prática de ...

Usando Estampa de Onça

10/09/2011

Usando Estampa de Onça

A estampa de oncinha é um clássico que enlouquece as mulheres. Além de nunca sair de moda, a onça está presente continuamente em desfiles de gigantes da moda. Mas ...