Melhores cidades para viver na região norte

Melhores cidades para viver na região norte

Formada pelos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, a região Norte é a mais extensa do Brasil, contando com uma…

Por Andre em 27/11/2012

Formada pelos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, a região Norte é a mais extensa do Brasil, contando com uma área de mais de 3,8 milhões de Km². É lá também que se localiza um dos mais importantes ecossistemas do mundo, a Floresta Amazônica.

O grande número de empregos nas fábricas na Zona Franca de Manaus é um dos maiores da região norte (Foto: Divulgação)

Além dos destaques naturais da região, que chamam a atenção pela sua beleza e importância, o norte do país também apresenta uma economia forte, principalmente pela presença da Zona Franca de Manaus, onde estão instaladas diversas indústrias, aumentando o número de empregos e atraindo milhares de pessoas interessadas em trabalhar.

Para quem pensa em se mudar para um desses estados, é importante conhecer antes quais são as melhores cidades para viver na região norte. Várias pesquisas e levantamento de dados são usados para se formar listas como essa, que ajudam bastante a escolher os melhores locais para morar em um determinado estado, como é o caso do ranking formado com base no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Promessa de um futuro de sucesso: Os 10 países mais prósperos do mundo

Melhores cidades da região norte, de acordo com o IDH

Belém, capital do Pará, possui o maior IDH da região norte (Foto: Divulgação)

Usado para comparar o grau de desenvolvimento econômico e social entre países, estados, cidades e regiões, o IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), baseando-se em fatores como educação, saúde, expectativa de vida e renda, entre outros.

Levando em conta esses dados, as cidades que apresentam os maiores IDHs da região norte, sendo apontadas como aquelas que oferecem as melhores condições de vida, são:

– Belém (PA): 0,806

– Palmas (TO): 0,800

– Gurupi (TO): 0,793

– Ananindeua (PA): 0,782

– Boa Vista (RR): 0,779

– Paraíso do Tocantins (TO): 0,777

– Manaus (AM): 0,774

– Macapá (AP): 0,772

– Vilhena (RO): 0,771

– Barcarena (PA): 0,768

* O IDH vai de 0 a 1.

Conhecendo outras cidades boas para se viver na região norte

Palmas, no Tocantins, é outra cidade que oferece boas condições de vida no norte do país (Foto: Divulgação)

Ainda com base no IDH, há diversas outras cidades que oferecem boa qualidade de vida na região norte, como Porto Velho, Ji-Paraná e Pimenta Bueno, em Rondônia, todas com IDH acima de 0,750; Rio Branco, no Acre, com IDH de 0,754; Porto Nacional, no Tocantins, com IDH de 0,750; e Santarém, no Pará, que tem IDH de 0,746.

Veja outras opções: Melhores cidades para morar

A lista completa das melhores cidades para se viver na região norte pode ser conferida no site do PNUD, onde estão disponíveis os resultados mais recentes do IDH.

Top