Melhores cidades para viver na região norte

Andre 27/11/2012 Curiosidades

Formada pelos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, a região Norte é a mais extensa do Brasil, contando com uma área de mais de 3,8 milhões de Km². É lá também que se localiza um dos mais importantes ecossistemas do mundo, a Floresta Amazônica.


O grande número de empregos nas fábricas na Zona Franca de Manaus é um dos maiores da região norte (Foto: Divulgação)

Além dos destaques naturais da região, que chamam a atenção pela sua beleza e importância, o norte do país também apresenta uma economia forte, principalmente pela presença da Zona Franca de Manaus, onde estão instaladas diversas indústrias, aumentando o número de empregos e atraindo milhares de pessoas interessadas em trabalhar.

Para quem pensa em se mudar para um desses estados, é importante conhecer antes quais são as melhores cidades para viver na região norte. Várias pesquisas e levantamento de dados são usados para se formar listas como essa, que ajudam bastante a escolher os melhores locais para morar em um determinado estado, como é o caso do ranking formado com base no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Promessa de um futuro de sucesso: Os 10 países mais prósperos do mundo

Melhores cidades da região norte, de acordo com o IDH

Belém, capital do Pará, possui o maior IDH da região norte (Foto: Divulgação)

Usado para comparar o grau de desenvolvimento econômico e social entre países, estados, cidades e regiões, o IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), baseando-se em fatores como educação, saúde, expectativa de vida e renda, entre outros.

Levando em conta esses dados, as cidades que apresentam os maiores IDHs da região norte, sendo apontadas como aquelas que oferecem as melhores condições de vida, são:

– Belém (PA): 0,806

– Palmas (TO): 0,800

– Gurupi (TO): 0,793

– Ananindeua (PA): 0,782

– Boa Vista (RR): 0,779

– Paraíso do Tocantins (TO): 0,777

– Manaus (AM): 0,774

– Macapá (AP): 0,772

– Vilhena (RO): 0,771

– Barcarena (PA): 0,768

* O IDH vai de 0 a 1.

Conhecendo outras cidades boas para se viver na região norte

Palmas, no Tocantins, é outra cidade que oferece boas condições de vida no norte do país (Foto: Divulgação)

Ainda com base no IDH, há diversas outras cidades que oferecem boa qualidade de vida na região norte, como Porto Velho, Ji-Paraná e Pimenta Bueno, em Rondônia, todas com IDH acima de 0,750; Rio Branco, no Acre, com IDH de 0,754; Porto Nacional, no Tocantins, com IDH de 0,750; e Santarém, no Pará, que tem IDH de 0,746.

Veja outras opções: Melhores cidades para morar

A lista completa das melhores cidades para se viver na região norte pode ser conferida no site do PNUD, onde estão disponíveis os resultados mais recentes do IDH.

Outros artigos

Porto Seguro Seguros

08/03/2010

Porto Seguro Seguros

Há sempre a necessidade de um seguro, seja para um automóvel, ou qualquer outra coisa, eles garantem que vamos ter como usufruir de um benefício caso aconteça al...