MEC pretende anular Enem de todos os estudantes do Colégio Christo de Fortaleza

PUBLICIDADE

O MEC (Ministério da Educação) afirmou que o simulado do Colégio Christo, de Fortaleza (CE), apresentaram nove questões idênticas as do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada em todo o país, neste final de semana, e que irá cancelar as provas dos 639 alunos da instituição.

De acordo com o assessor especial do ministro Fernando Haddad, a prova não foi vazada, apenas houve a antecipação de algumas perguntas e os estudantes do colégio poderão refazer o exame.

“Estamos preparados para, no limite, cancelar a prova dos 639 do Christus, oferecer para eles a oportunidade de refazer a prova junto com os presídios e processar o dono da escola. As questões foram antecipadas. Não há como negar isso. A prova não vazou. Mas houve vazamento das questões para os alunos do Colégio Christus, o que é diferente. Como eles conseguiram isso é um mistério”, afirmou Haddad.

PUBLICIDADE

Mais cedo, o MPF (Ministério Público Federal) do Ceará afirmou que irá dirir ao MEC uma recomendação para anular o Enem 2011 de todo o país. Após ser alertado por estudantes que fizeram o exame, o procurador da Republica Oscar Costa Filho, verificou a existência de 13 perguntas idênticas aplicado pelo Colégio Christo de Fortaleza.

O MPF ressalta a importância da investigação da Polícia Federal para apurar os responsáveis, porém entende a atitude do Mec, por não se tratar de um problema pontual. “É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados”, disse o procurador da República, Oscar Costa Filho.

Desde ontem, circulam nas redes sociais fotos do simulado, aplicado pela instituição de Fortaleza, na véspera do exame nacional. Procurado, o colégio assegurou que soltaria uma nota sobre o caso, ainda nesta manhã de quarta. No ranking do Enem 2010, o colégio apareceu na 5º posição do Ceará.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.