MEC pretende anular Enem de todos os estudantes do Colégio Christo de Fortaleza MEC pretende anular Enem de todos os estudantes do Colégio Christo de Fortaleza

MEC pretende anular Enem de todos os estudantes do Colégio Christo de Fortaleza

O MEC (Ministério da Educação) afirmou que o simulado do Colégio Christo, de Fortaleza (CE), apresentaram nove questões idênticas as do Enem (Exame Nacional…

Por Editorial MDT em 26/10/2011

O MEC (Ministério da Educação) afirmou que o simulado do Colégio Christo, de Fortaleza (CE), apresentaram nove questões idênticas as do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada em todo o país, neste final de semana, e que irá cancelar as provas dos 639 alunos da instituição.

De acordo com o assessor especial do ministro Fernando Haddad, a prova não foi vazada, apenas houve a antecipação de algumas perguntas e os estudantes do colégio poderão refazer o exame.

“Estamos preparados para, no limite, cancelar a prova dos 639 do Christus, oferecer para eles a oportunidade de refazer a prova junto com os presídios e processar o dono da escola. As questões foram antecipadas. Não há como negar isso. A prova não vazou. Mas houve vazamento das questões para os alunos do Colégio Christus, o que é diferente. Como eles conseguiram isso é um mistério”, afirmou Haddad.

Mais cedo, o MPF (Ministério Público Federal) do Ceará afirmou que irá dirir ao MEC uma recomendação para anular o Enem 2011 de todo o país. Após ser alertado por estudantes que fizeram o exame, o procurador da Republica Oscar Costa Filho, verificou a existência de 13 perguntas idênticas aplicado pelo Colégio Christo de Fortaleza.

O MPF ressalta a importância da investigação da Polícia Federal para apurar os responsáveis, porém entende a atitude do Mec, por não se tratar de um problema pontual. “É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados”, disse o procurador da República, Oscar Costa Filho.

Desde ontem, circulam nas redes sociais fotos do simulado, aplicado pela instituição de Fortaleza, na véspera do exame nacional. Procurado, o colégio assegurou que soltaria uma nota sobre o caso, ainda nesta manhã de quarta. No ranking do Enem 2010, o colégio apareceu na 5º posição do Ceará.

Top