IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital

Saiba mais sobre IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro está…

Saiba mais sobre IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro está com 565 vagas abertas para o 1º semestre de 2016. A seleção dos alunos que vão ingressar no ensino superior será realizada através do Sisu.

IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital. (Foto Ilustrativa)

IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital. (Foto Ilustrativa)

IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital

O IFRJ está oferecendo vagas para cursos superiores gratuitos através do Sistema de Seleção Unificada. As oportunidades visam formar tecnólogos, bacharéis e licenciados. Os alunos serão classificados de acordo com o desempenho no Enem 2015.

Leia mais: Inscrições abertas para cursos técnicos no IFRJ

Para quem não sabe, o Sisu é um sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Educação. Através dele, as universidades públicas e institutos federais disponibilizam suas vagas. Somente os estudantes que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio podem se inscrever na seleção.

Vagas disponíveis

Há vagas disponíveis para o curso de Química. (Foto Ilustrativa)

Há vagas disponíveis para o curso de Química. (Foto Ilustrativa)

As vagas do IFRJ, oferecidas no âmbito do Sisu, então distribuídas nos campi do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo Frontin, Paracambi e Volta Redonda, Realengo, Nilópolis. A maior parte das oportunidades, no entanto, está concentrada na capital carioca.

Das vagas ofertadas pelo IFRJ através do Sisu, 40% são destinadas às políticas afirmativas. Essas oportunidades, por sua vez, contemplam às pessoas que cursaram o ensino médio na rede pública, possuem baixa renda per capita e se classificam como negros, pardos e indígenas.

Confira a seguir mais informações sobre os cursos IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital:

Cursos superiores IFRJ

Por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Instituto Federal do Rio de Janeiro oferecerá vagas para os cursos superiores de Matemática, Química, Física, Fisioterapia, Farmácia, Ciências Biológicas, Produção Cultural, Gestão da Produção Industrial, Processos Químicos, Gestão Ambiental, Terapia Ocupacional e Jogos Digitais.

Saiba mais: Cursos técnicos em EAD, IFRJ

Inscrições

A inscrição no Sisu é realizada gratuitamente pela internet. (Foto Ilustrativa)

A inscrição no Sisu é realizada gratuitamente pela internet. (Foto Ilustrativa)

O Ministério da Educação já divulgou o cronograma oficial do Sisu 2016. O sistema de seleção funcionará da mesma forma que as edições anteriores, com inscrição gratuita pela internet no mês de janeiro. Os interessados terão o prazo de 11 a 14 de janeiro de 2016 para se inscrever.

Os candidatos inscritos serão classificados através da nota do Enem, de acordo com a pontuação obtida na Redação, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Assim que conquistar uma vaga, o estudante deve providenciar os documentos comprobatórios e comparecer ao campus da IFRJ para realizar a matrícula. Quem não conseguir uma classificação imediata pode tentar novamente na lista de espera.

Edital

Para conhecer mais detalhes sobre o processo seletivo IFRJ 1º Semestre 2016, leia atentamente o edital. O documento reúne informações sobre vagas, cursos, documentação necessária para matrícula, endereços dos campi e muito mais.

Veja também: SISU 2015 Edital e inscrição

Agora você já sabe tudo sobre IFRJ Sisu primeiro semestre de 2016: inscrições, edital. Fique de olho no site www.sisu.mec.gov.br e não perca o prazo para se inscrever. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 






Top