Mario Monti é o novo premiê italiano e assume o cargo nesta segunda-feira (14)

Com a saída de Silvio Berlusconi, Mario Monti, de 68 anos, foi nomeado o novo premiê da Itália. O economista foi convocado no domingo…

Com a saída de Silvio Berlusconi, Mario Monti, de 68 anos, foi nomeado o novo premiê da Itália. O economista foi convocado no domingo (13) pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, a fazer parte do novo governo do país. Seu nome foi escolhido durante uma reunião, com menos de uma hora, no palácio presidencial Quirinale, em Roma.

Berlusconi se sentiu obrigado a renunciar do cargo depois que crise da dívida italiana se agravou nas últimas semanas. Aos poucos foi perdendo os votos de confiança da maioria dos Parlamentares que no passado o apoiavam, mesmo quando estava diante de escândalos de envolvimento em corrupção.

A entrada de Monti deve ser marcada com a principal função de implementar o plano de austeridade aprovado no sábado (12), que baseia-se em economizar cerca de 59,8 bilhões de euros e estabilizar a economia do país até 2014.

“Ele (Monti) é moderado e conhece o sistema financeiro internacional. Esse ataque especulativo contra os títulos da divida italiana são em parte por causa de Berlusconi, não por causa da realidade”, comentou o ex-premiê italiano Romani Prodi. Afirmou ainda que “ter um primeiro-ministro que tenha credibilidade e que cuide das finanças públicas, nao as suas próprias finanças” ajudará a Itália a se reerguer.

Economista, antigo comissário europeu (entre 1994 e 2004), acadêmico conceituado, antigo professor de Bocconi e Yale, e avesso à política partidária, Mario Monti foi escolhido para acalmar os investidores antes da abertura dos mercados financeiros nesta segunda-feira (14).

Top