Marcador de livro vintage: como fazer

Os marcadores de livro vintage são confeccionados de forma artesanal e reaproveitam peças antigas. Os itens usados para customizar o marcador podem, inclusive, apresentar…

Os marcadores de livro vintage são confeccionados de forma artesanal e reaproveitam peças antigas. Os itens usados para customizar o marcador podem, inclusive, apresentar desgaste causado pelo tempo para aumentar o charme e a autenticidade de cada trabalho.

Marcadores de livro com estilo vintage. (Foto:Divulgação)

Compreendendo o vintage

Antes de confeccionar um marcador vintage em casa, é importante entender o significado deste estilo tão influente na moda, na decoração e, mais recentemente, no artesanato.

O vintage é responsável por resgatar tendências de outras épocas, assumindo assim uma posição retrograda. Ele trabalha com peças que venceram o tempo e são consideradas versões originais. Já o estilo que trabalha com releituras é o retrô.

Nostálgico, charmoso e carregado de histórias, o estilo vintage recupera as peças das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. Esta forte referência ao passado faz com que as pessoas se envolvam com lembranças e queiram desfrutar da estética de outras épocas.

O vintage incorporado ao marcador de livros

O pingente delicado fica fora do livro. (Foto:Divulgação)

Quando o vintage é usado como referência para customizar um marcador de livro, a peça adquire mais personalidade e também faz menção a ideia de histórias. Com certeza o acessório artesanal tornará a leitura mais prazerosa e interessante.

Marcador de livro vintage: passo a passo

Veja como fazer o marcador de livro com estilo vintage:

Materiais

– Pingentes vintage (rosa, relógio, pérola, camafeu, peça de dominó, chave, torre Eiffel, gaiola);
– Fitas de cetim em cores pastéis;
– Alicate de bijuteria;
– Terminal.

Como fazer?

Marcadores são confeccionados com fitas de cetim e pingentes. (Foto:Divulgação)

1. Corte as fitas em um tamanho um pouco maior do que o livro (1,5 cm de sobra).

Leia Também:  Dicas para usar sapatos coloridos

2. Para que a fita não se solte, aperte o terminal com um alicate. Lembre-se de escolher um tipo de terminal que cubra toda a ponta da fita e permita fazer o melhor acabamento possível.

3. Use o alicate para colocar o pingente desejado.

Saiba mais: Marcador de livros diferente, passo a passo

Sobreposição de carimbos no marcador vintage

Além de fazer o marcador de livros vintage usando fitas de cetim e pingentes, também é possível criar peças charmosas a cheias de estilo a partir da sobreposição de carimbos. Entre as figuras características da estética vintage, vale ressaltar os selos, as borboletas, as rosas e relógios. O efeito carimbo de texto também é uma opção interessante para customizar a peça. Neste trabalho, a base do marcador será um pedaço de papel, com as medidas 15cm por 6cm.

Veja o passo a passo do marcador de livro vintage com sobreposição de carimbos:

Depois de pronto, o marcador pode ser usado no livro de cabeceira ou dado de presente para uma pessoa querida.

Veja também: Urso feito com meia, passo a passo

Top