Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Os mapas de localização de ruas via satélite são grandes aliados na hora de se localizar e traçar rotas, trazendo informações sobre as grandes e as pequenas cidades de praticamente qualquer lugar do planeta.

Surgidos a partir de toda a tecnologia oferecida pela internet, eles são os substitutos dos mapas de papel e da tradicional bússola, que antigamente eram companheiros inseparáveis de viajantes, aventureiros e de qualquer pessoa que precisasse encontrar algum lugar.

Hoje em dia, esses mapas via satélite podem ser acessados de qualquer lugar, e visualizados através da tela do smartphone ou do tablet.

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

O Google Earth é uma ótima pedida para quem gosta de mapas online (Foto: Reprodução Google Earth)

O Google Earth é uma ótima pedida para quem gosta de mapas online (Foto: Reprodução Google Earth)

Quando se fala em mapas de ruas via satélite, um dos serviços mais lembrados é o Google Earth, programa desenvolvido pela gigante da informática que permite ter acesso às informações geográficas da Terra na tela do seu dispositivo.

Com o Google Earth, você faz uma viagem virtual pelo planeta sem sair de casa, podendo visualizar imagens via satélite ao vivo, explorar terrenos e construções em 3D, localizar ruas, empresas e lugares, ver imagens em tempo real de várias regiões do planeta e muito mais.

E o melhor é que você tem acesso a tudo isso de graça, seja na tela do computador, do celular ou do tablet, de onde estiver, desde que haja conexão com a internet. Para tanto, basta acessar o site do Google Earth ou baixar o aplicativo Google Earth para seu dispositivo móvel.

Google Maps

O Google Maps está presente em todos os smartphones Android (Foto: Reprodução Google Maps)

O Google Maps está presente em todos os smartphones Android (Foto: Reprodução Google Maps)

E também não podemos nos esquecer do mais famoso serviço de mapas online gratuitos, o Google Maps, que é uma espécie de GPS online que pode ser acessado quando e onde você precisar.

Está perdido e não sabe para onde ir? É só acessar a versão web do serviço ou abrir o app Google Maps em seu celular, para se localizar e encontrar o lugar para o qual precisa se deslocar. Vale lembrar que dá até para usar Google Maps offline, sem que você precise gastar seu plano de dados.

A estrutura do site é simples, mas apresenta uma eficiente barra de busca que realiza uma pesquisa com agilidade. Os gráficos fornecem informações sobre o trânsito, fotos com alta definição, ferramenta de zoom que faz uma aproximação nítida das localidades e análises de terrenos.

Outra vantagem é a possibilidade de traçar rotas com o Google Maps. Basta o usuário clicar no tópico “Como Chegar” para descobrir a forma mais fácil de chegar a um determinado lugar. Informe o ponto A e o ponto B, o tipo de veículo (ou se está a pé) e depois inicie a pesquisa.

O Street View é um recurso muito interessante do serviço de mapas do Google (Foto: Reprodução Google Maps)

O Street View é um recurso muito interessante do serviço de mapas do Google (Foto: Reprodução Google Maps)

Além de gerar o mapa com o trajeto mais simples, o sistema trás também informações descritas: detalhes do percurso, distância em quilômetros e duração da viagem. Acesse Google Maps e descubra um verdadeiro guia de ruas na internet.

O Google Maps também oferece a incrível opção do Google Street View, que permite ao usuário visualizar imagens feitas por uma câmera 360° de todo o local percorrido (a função leva o internauta para dentro do mapa, fazendo-o se sentir como se estivesse caminhando por aquele lugar).

Outra inovação está nas imagens de lugares turísticos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e também imagens no fundo do mar. Experimente agora mesmo!

Mapas via satélite online grátis

Além dos serviços de mapas do Google, há vários outros sites com imagens de satélite em tempo real grátis, que possibilitam ver cidades do espaço através de mapas e imagens de alta resolução.

Algumas das melhores opções são os sites:

O funcionamento deles é semelhante ao dos mapas do Google, permitindo localizar ruas, pontos turísticos e muitas outras coisas.

Aplicativos com mapas via satélite

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Entre os apps de mapas, o Waze é um dos destaques (Foto: Divulgação Waze)

Além do Google Maps, que já vem instalado em celulares Android, e do app Mapas, do iPhone, há diversos aplicativos de mapas que te ajudam a ir de um lado para outro.

O app Waze é um deles, serviço incrível que mostra bem mais que um mapa por satelite, pois além de te dar a direção, o aplicativo informa se há radares próximos, traz detalhes do trânsito e até informa qual rota fazer para evitar congestionamentos. Outra alternativa interessante é o app Here WeGo.

Esses serviços estão cada vez mais modernos e todo o sistema via satélite ajuda a unir informações importantes da região. Por exemplo, quando você abre o Waze com a localização ativada do seu celular, ele já mostra quando tem de congestionamento na cidade e quais são os pontos onde está tudo travado. O Waze é gratuito e tem versões para vários sistemas.

Outro serviço do tipo é oferecido pelo app Sygic Brasil, que também mostra as rotas e informações das movimentações nas vias. Este app pode ser baixado no sistema IOS, que é da Apple, através da App Store.

Os apps de GPS no celular facilitam e muito a vida das pessoas, já que num único aparelho é possível ter acesso a tantos serviços de uma única vez, com toda a comodidade do mundo.

Gps com navegação e mapas via satélite

Mesmo com os smartphones em alta, o GPS automotivo ainda tem seu lugar de destaque (Foto: Reprodução)

Mesmo com os smartphones em alta, o GPS automotivo ainda tem seu lugar de destaque (Foto: Reprodução)

Mesmo com as facilidades do celular, muita gente não troca o aparelho GPS pelo aplicativo do smartphone. A quantidade de pessoas que compram GPS é bem menor hoje em dia, porém, os GPS automotivos não ficaram para trás, e contam com versões cada vez mais modernas, com diversas funções, incluindo aplicativos como Waze, TV digital, navegador web, leitor de DVD e de arquivos multimídia.

Ao contrário do celular, o GPS no carro usa as informações de satélites, não precisando se conectar à internet, consistindo em uma boa alternativa para lugares em que a conexão é ruim ou não funciona.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

38 Comments - Add Comment

Reply