Manutenção regular do carro: importância

O carro ajuda muito com a locomoção de milhares de brasileiros diariamente, sendo um equipamento que exige alguns cuidados básicos para quem quer ter…

Por Élida Santos em 15/03/2013

O carro ajuda muito com a locomoção de milhares de brasileiros diariamente, sendo um equipamento que exige alguns cuidados básicos para quem quer ter uma vida útil bem longa. Garantir que o veículo esteja em plenas condições de uso também garante um valor maior na hora de vende-lo. Além disso, por questões de segurança é preciso investir em manutenção regular do carro. Confira a seguir muitas dicas para que seu automóvel ficar sempre em dia.

Leia mais sobre: Carro – quando fazer o balanceamento?

Cuide bem do seu carro (Foto: Divulgação)

Alinhamento e balanceamento

Juntamente com o balanceamento e o rodízio de pneus, o alinhamento é fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros, conservação e maior economia com relação ao desgaste de muitas peças do carro. A cada 10000 quilômetros é preciso fazer essa manutenção de rotina para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e da direção do automóvel.

Tenha atenção com a cambagem

A cambagem é o ajuste que determina o ângulo entre o chão e a linha vertical da roda do carro. O controle dessa inclinação do veículo influencia as características de rolamento das rodas. Para saber se tem problemas com a cambagem basta observar se existe desgaste irregular dos pneus. Uma checagem nas rodas a cada 10000 quilômetros, incluindo aí o rodízio dos pneus, é indicado.

Saiba mais sobre: Carro: quando fazer o alinhamento?

Faça manutenção regular do carro (Foto: Divulgação)

Mais componentes que merecem manutenção regular do carro

Confira mais itens que não podem ficar de fora da revisão básica e regular do carro:

– Catalisador

Esse é um dispositivo instalado no escapamento do carro e com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Revise a cada 80000 quilômetros.

– Cinto de segurança

O cinto de segurança é um componente essencial para a assegura a integridade física do motorista e dos passageiros, sendo de uso obrigatório por lei. Fique atento com relação a sua manutenção, pois esse equipamento deve sempre estar em ordem.

– Escapamento

Esse item sofre desgaste constante provocado pelos resíduos corrosivos de combustível. Por isso, fique atento para que esse item esteja sempre conservado.

Top