Manga: Rica Em Saúde

Temos disponíveis na natureza diversas frutas e nem sempre as valorizamos, são inúmeras as razões para consumir frutas diariamente. Uma fruta que apresenta diversos…

Temos disponíveis na natureza diversas frutas e nem sempre as valorizamos, são inúmeras as razões para consumir frutas diariamente.

Uma fruta que apresenta diversos benefícios é a manga, fruta nativa do sul e sudeste asiático, pesquisadores acreditam que sua origem se deu mais especificamente na Índia e faz sucesso no Brasil, Moçambique, Angola e outros países tropicais. Atualmente essa fruta é mais especificamente cultivada em países de clima tropicais e subtropicais, onde o clima favorece o crescimento da mangueira, árvore que fornece a fruta. Essa árvore chega a atingir entre 35 e 40 metros de altura, suas folhas tem de 15 à 35 centímetros. Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida no mundo.

São Paulo e Minas Gerais são os maiores produtores de manga no país. Essa fruta apresenta diversos tamanhos e formas, mas sua polpa é sempre muito suculenta, sua coloração varia, amarela, laranja e vermelha, enquanto não está madura ela é da cor verde, mas sua polpa é sempre amarelada. Atualmente já são contabilizadas mais de 500 variedades existentes de manga. Entre os principais tipos consumidos no Brasil temos: Bourbon, Alphonso, Carlota, Coração de Boi, Espada, Golden Nuggets, Haden, Keitt, Kent, Sebsation, Rubi, Rosa e Tommy Atkins.

A manga é uma fruta muito gostosa e contém propriedades significativas para o desenvolvimento do organismo. Ela é a rainha das frutas tropicais. Esta fruta é sinônimo de saúde, leia abaixo os principais benefícios que essa fruta proporciona.

Tem vitamina C, atuando como expectorante, combatendo a bronquite e doenças em geral das vias respiratórias. Rica em vitamina A, que auxilia no crescimento, melhora a visão e conserva a saúde da pele. A vitamina do complexo B ajuda a prevenir a queda de cabelo.

Leia Também:  Crie uma imagem sua como se fosse um desenho japonês

É uma fruta depurativa do sangue, antiescorbútica, combate a anemia e ainda combate a acidez estabelecendo as funções estomacais, principalmente se ingerida em jejum. É reguladora do intestino. Pode se preparar um vermífugo com suas folhas que faz melhorar a diarreia quase que imediatamente, embora a fruta seja digestiva. Ainda é vermífugo a amêndoa que está contida no caroço. Suas folhas também são excelentes para fazer banho de assento, em caso de infecções vaginais ou fungos, como cândida, por exemplo.

Rica em potássio e magnésio beneficia pessoas que sofrem de câimbras, problemas cardíacos e estresse, além de beneficiar o desenvolvimento do cérebro. O seu consumo é altamente indicado para mulheres grávidas e pessoas que perderam sangue, auxilia no tratamento de anemia.

Além de muito consumida ao natural, por ser uma fruta altamente saborosa e doce, seu uso mais comum é no preparo de sucos, doces, tortas e bolos.

Sabendo de tudo isso, que tal não se esquecer de ir a feira e trazer algumas mangas?

Top