Mancha de gordura na roupa: como remover

Pode não parecer, mas as manchas nas roupas de gordura são um tipo de sujeira de fácil de remover das peças. Porém, o principal…

Pode não parecer, mas as manchas nas roupas de gordura são um tipo de sujeira de fácil de remover das peças. Porém, o principal agravante na lavagem e remoção desse item, é o tempo que a sujeira ficou no tecido sem receber nenhum cuidado. Por isso, é bom agir rápido e aumentar as chances de remoção sem danos do item.

Leia mais sobre: Como remover manchas de roupas

Manchas de gordura podem ser removidas das roupas (Foto: Divulgação)

O que fazer ao manchar a roupa com gordura?

O primeiro procedimento que deve ser tomado para remover as manchas de gordura em roupas, como as que respingam quando está fritando um bife, por exemplo, é colocar diretamente sobre a sujeira um pouco de talco, farinha trigo ou amido de milho. Isso porque esses pós são capazes de absorver a gordura das fibras do tecido, deixando somente uma pequena quantidade de óleo para ser retirada posteriormente durante a lavagem. Água com limão também funciona, inclusive, é comum em churrascarias.

Como remover manchas de gordura antigas

Agora, se a peça manchou com gordura e você está em um local que não oferece espaço e opções para limpeza da sujeira até que o item fique frio, o jeito é usar um removedor, que é um produto químico com capacidade de dissolver as manchas. Para ampliar a ação desse agente químico você pode misturar um pouco de detergente de cozinha e aplicar essa mistura sobre a mancha. Depois, lave como de costume.

As manchas de gordura são itens que podem ser removidos com facilidade (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre: Como tirar manchas de roupas coloridas

Outro meio de exterminar as manchas de gordura das roupas é uma pré-lavagem. Para fazer isso é necessário aplicar detergente ou sabão neutro sobre o local manchado, esfregar um pouco e só então colocar a roupa para ser lavada na máquina. Se mesmo depois da lavagem a mancha não sair, a dica é repetir a operação, seja com o detergente neutro ou com o removedor.

Leia Também:  Ofertas De Passagens Aéreas Para BH

Quando você não percebe a mancha e coloca a peça na máquina e só vê depois que a sujeira ainda permanece, a dica é deixar a roupa secar e lavar novamente. Isso porque, ao contrário da primeira lavagem, a segunda pode ser feita com água quente. Mas só faça isso depois que a peça foi lavada uma vez já, pois a alta temperatura faz com que a mancha fique ainda mais impregnada nas fibras do tecido se a primeira lavagem for feita com água quente. Exatamente por conta disso é preciso prestar atenção se a peça está livre de manchas antes de passar o ferro, já que se esse item foi passado sobre uma mancha as chances de remoção depois são mínimas.

Top