Como higienizar os alimentos: dicas, passo a passo

Para se alimentar corretamente, há uma série de atitudes a serem tomadas, além de decidir bem de que alimentos será composta a sua dieta,…

Para se alimentar corretamente, há uma série de atitudes a serem tomadas, além de decidir bem de que alimentos será composta a sua dieta, deve-se fazer a higienização correta de frutas, verduras e legumes antes de consumi-los. Isso evita que você fique sujeito a ingerir micro-organismos e resíduos de produtos químicos usados na adubação do alimento.

Lave sempre em água corrente em um escorredor (Foto: divulgação)

Como higienizar os alimentos: dicas, passo a passo

O passo a passo para higienizar os alimentos deve ter início quando você for comprar os produtos. Não leve se estiver com amassados ou alguma picada de inseto. Isso deixa o alimento sujeito a contaminação e impróprio para consumo. No caso de ingredientes embalados, confira se está dentro da data de vencimento e se todos os legumes ou frutas estão com uma boa aparência.

Use uma solução de cloro e água para higienizar (Foto: divulgação)

As dicas para higienizar alimentos incluem fazer isso assim que chega a casa com os produtos. Dessa forma, você já irá guardá-los limpos na geladeira. As folhas precisam ser lavadas uma de cada vez em água corrente, pois se lavar o maço inteiro de uma vez, corre-se o risco de não ver algum resíduo de sujeira que estiver entre as folhas. Se quiser usar uma vasilha como apoio, escolha um escorredor, para que os resíduos já sejam escoados. Em um recipiente normal a água irá espalhar a sujeira no fundo.

Lave as folhas uma por uma (Foto: divulgação)

Como higienizar alimentos

Algumas raízes, frutas e legumes precisam ser lavados com uma escovinha que deve ser utilizada apenas para isso. Limpe bem a área perto dos talos, em que a terra mais se deposita. Dessa forma, você fará a higienização correta de frutas e legumes, já que apenas a água pode não ser suficiente para limpar.

Veja mais: Higiene – Essencial antes de Consumir os Alimentos

Como Lavar Verduras e Legumes

Depois que tudo já estiver lavado, faça a higienização dos alimentos com cloro. A medida correta é de 1 litro de água para 1 colher (sopa) de água sanitária, de preferência use uma marca próprio para usar na culinária, ou que tenha a indicação desse uso na embalagem. Deixe por 20 minutos na água com cloro e, em seguida, tire da solução e enxague novamente em água corrente, até tirar os resquícios do cloro. Aguarde as frutas, verduras e legumes secarem, ou use um papel-toalha para enxugar a água antes de guardar na geladeira.

 


Top