Maiores medos profissionais da geração Y

Maiores medos profissionais da geração Y

Os maiores medos profissionais da geração Y estão diretamente relacionados às frustrações na carreira. Esses jovens, nascidos entre 1980 e 1999, possuem uma visão…

Por Isabella Moretti em 10/12/2014

Os maiores medos profissionais da geração Y estão diretamente relacionados às frustrações na carreira. Esses jovens, nascidos entre 1980 e 1999, possuem uma visão bem específica do mercado de trabalho e buscam feedback constante dentro da empresa.

Maiores medos profissionais da geração Y. (Foto: Divulgação)

A geração Y vem sendo estudada por muitos sociólogos, que procuram entender o comportamento da juventude atual na vida pessoal e no trabalho. Essas pessoas são nascidas em uma mesma época e por isso partilham da mesma experiência histórica.

Antes de falar sobre os principais medos da geração Y, é importante conhecer algumas características desses jovens. Os Ys cresceram acompanhando as transformações tecnológicas e foram criados por mães que trabalhavam fora.  Em suma, são pessoas informadas, impacientes, multitalentosas, exigentes, intempestivas e superestimadas. Elas cresceram conectadas à internet e são imediatistas com relação aos desejos (o futuro não existe).

Esses jovens temem uma carreira estagnada. (Foto: Divulgação)

A geração Y tem se destacado como uma nova geração de líderes e, aos poucos, tem ocupado o espaço que antes pertencia à geração X. Os jovens que integram a geração Y são extremamente dedicados ao trabalho e a contínua preocupação com a carreira faz com que eles se casem cada vez mais tarde.

Saiba mais: Impacientes e Inquietos: a Geração Y Veio para Questionar Tudo

Maiores medos profissionais da geração Y

Embora seja uma geração talentosa, empreendedora e criativa, os jovens Ys também possuem medos e incertezas com relação à carreira. Um estudo realizado pela empresa de consultoria Universum conseguiu identificar os principais temores dessa geração com relação ao futuro profissional. Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 16 mil pessoas, de 43 países e com idade de 18 a 30 anos.

Existe o medo de não alcançar os objetivos profissionais. (Foto: Divulgação)

A pesquisa mostrou que os jovens da geração Y têm preocupação com o crescimento profissional, ou seja, eles não querem ficar estagnados em uma mesma função e sem chances de evoluir. Eles temem não realizar os objetivos que traçaram para a carreira ou não encontrar um trabalho que combine com a perfil.

Confira a seguir os maiores medos profissionais da geração Y, conforme o resultado da média global:

1. Ficar estagnado e sem oportunidade de desenvolver.

2. Não conquistar os objetivos profissionais.

3. Não encontrar um trabalho compatível com a personalidade.

4. Ter desempenho inferior ao esperado.

5. Não ter importância na empresa.

Trabalhar demais também aparece na lista. (Foto: Divulgação)

6. Trabalhar demais.

7. Trabalhar em um ambiente difícil.

8. Não ter chances por causa da idade.

9. Não ser ouvido por ninguém

10. Não ter chance por causa do gênero.

Se você tem entre 18 e 30 anos de idade, com certeza se identificou com alguns dos maiores medos profissionais da geração Y.

Top