Como escrever uma carta de apresentação

Andre 29/03/2012 Empregos

A carta de apresentação serve para você justificar os motivos pelos quais merece ser escolhido para determinada vaga de emprego

Quando anunciam vagas de emprego, muitas empresas pedem aos candidatos, além do currículo, que enviem uma carta de apresentação. O currículo serve para o profissional fazer um resumo da sua carreira, informando experiências anteriores e escolaridade, entre outros dados, que devem ser mostrados de forma objetiva.

Já a carta de apresentação, por sua vez, é a oportunidade para o candidato fazer o seu marketing pessoal, mostrando ao selecionador toda a sua capacidade para ocupar determinada vaga de trabalho, explorando um pouco mais os dados citados no currículo, usando um texto mais leve e ritmado.

Há muitas dúvidas sobre como escrever uma carta de apresentação, porém é bom que você saiba que a redação deste tipo de texto é mais simples do que se possa acreditar, desde que o candidato siga alguns padrões e não minta, não exagere nos elogios a si próprio e nem seja muito modesto.

Padrões

Seguindo alguns padrões, você redige facilmente uma carta de apresentação

Se a empresa que está oferecendo a vaga não definir nenhuma regra para escrever a carta de apresentação, você pode seguir o padrão básico. A carta deve ser redigida em papel de boa qualidade, de preferência na cor branca, no formato A4. O texto não deve ultrapassar uma página, para não cansar o recrutador durante a leitura.

Antes de começar a escrever o texto, coloque, no alto da página, o nome da pessoa para a qual a carta será enviada, o cargo, a empresa e o motivo do contato, como neste exemplo:

Sr(a). XXXXX

Diretor de RH

Fiat Automóveis

Assunto: Vaga de Relações Públicas

Lembre-se de conferir se escreveu corretamente esses dados, pois isso demonstra conhecimento sobre a empresa e pode evitar algum tipo de gafe. Ao final do texto, não se esqueça da sua assinatura.

Sobre o texto

No texto você deve ressaltar as suas qualidades e habilidades profissionais

O texto da carta de apresentação deve seguir alguns critérios da redação comercial, mantendo características como coerência, fluidez e precisão. É muito importante que você preste atenção ao vocabulário que vai usar, evitando gírias e descrições genéricas.

Seja preciso nas informações que vai passar, priorizando as suas principais qualificações e habilidades profissionais, afinal você terá que justificar o motivo de uma determinada pretensão salarial, já que as cartas de apresentação são muito utilizadas quando a empresa pede que o candidato envie o valor da remuneração que deseja receber.

Caso não tenha a experiência exigida para o cargo, você deve ressaltar a sua capacidade de aprender e de se adaptar a novas situações e circunstâncias, deixando de lado algum fator negativo.

De forma geral, seja breve, definindo metas que estejam de acordo com a sua capacidade, e não perca tempo com bajulações e assuntos que nada tenham de importância para o recrutador. Quando terminar, releia a carta várias vezes, procurando por erros gramaticais e veja se o texto está escrito de forma coesa.

Outros artigos

Tratamento Gratuito Para Vitiligo

25/08/2017

Tratamento Gratuito Para Vitiligo

Tratamento Gratuito para Vitiligo é oferecido no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença provoca a perda da pigmentação da pele, com sintomas de manchas b...