Madeira: como conservar, cuidados

A madeira é recorrente na decoração e construção de imóveis, sendo que normalmente aparece como parte estrutural, mobília ou revestimento. Apesar de ser resistente,…

Móveis e pisos de madeira precisam ser conservados para ter maior durabilidade.

A madeira é recorrente na decoração e construção de imóveis, sendo que normalmente aparece como parte estrutural, mobília ou revestimento. Apesar de ser resistente, versátil e atemporal, ela pode ser considerada um tipo de matéria-prima que requer cuidados para não sofrer danos.

Existem vários benefícios de usar madeira no projeto, como a durabilidade e a sensação de conforto proporcionada na parte externa ou interna da residência. Ao construir ou reformar, a madeira pode ser usada tanto numa composição contemporânea como também numa estética clássica, sem deixar de valorizar o estilo.

Apesar de ser durável, a madeira não está livre das pragas e agentes externos que danificam a sua aparência. Desta forma, é importante se preocupar com a manutenção das peças e adotar medidas que ajudam a conservar a madeira bonita e vistosa por mais tempo.

Cuidados com a madeira

Os móveis externos estão expostos ao clima, por isso precisam de mais proteção.

• A madeira tem tendência para absorver umidade quando não apresenta uma proteção, por isso é importante evitar o contato das peças desprotegidas com a chuva. Para que o material possa resistir ao efeito úmido, vale aplicar um produto apropriado do tipo imunizante. De acordo com a umidade, a madeira também pode encolher ou expandir, por isso é essencial conservá-la.

• Os fatores climáticos costumam comprometer a madeira, como é o caso do sol e do vento. Quando acontece a exposição, o material resseca, perde a sua cor original e tem as fibras danificadas. Para que o problema não aconteça, é recomendado aplicar produtos capazes de proteger a peça.

• Quando a madeira apresenta umidade, ela fica vulnerável a proliferação de fungos e bolores. Assim, é recomentado submeter às espécies menos resistentes a um tratamento apropriado. Lembrando que estes micro-organismos causam mau cheiro e intensificam as crises alérgicas.

Leia Também:  Cuidados na hora de desembarcar

• Com relação aos insetos que afetam a madeira, vale ressaltar os cupins. Estas pragas se alimentam da matéria-prima e encontram nela condições para reproduzir, por isso o problema precisa ser resolvido logo quando surgirem os primeiros sinais. Uma forma de prevenir o aparecimento de cupins em casa é comprando produtos de madeira devidamente tratada.

Dicas de conservação da madeira

O óleo de peroba ajuda a hidratar a madeira.

• A limpeza da madeira precisa ser feita de maneira adequada, considerando o seu papel na decoração. Use um pano úmido para remover a sujeira da peça, depois espalhe óleo de peroba sobre a superfície para hidratar o material.

• A madeira, quando exposta por muito tempo aos fatores climáticos, se torna mais vulnerável aos estragos. Desta forma, é recomendado que a manutenção das peças externas seja realizada frequentemente.

Utilize as dicas para conservar e ter sempre a madeira viçosa e bonita na decoração dos ambientes.

Top