Maconha – Mitos e verdades

Poucos assuntos geram tanta controvérsia e curiosidade como a maconha, talvez isso se deva ao fato de se tratar da droga ilícita que as…

Poucos assuntos geram tanta controvérsia e curiosidade como a maconha, talvez isso se deva ao fato de se tratar da droga ilícita que as pessoas comuns têm maior chance de conhecer ao longo da vida. Mesmo assim, muita desinformação ainda cerca a planta e seu uso.

Confira alguns mitos e verdades a respeito do assunto:

Cannabis sativa

Qual a origem da planta?

A planta conhecida como Cannabis sativa parece ser originária da região próxima à Cordilheira do Himalaia, na Ásia, e é consumida desde tempos pré-históricos.

Existem países onde é possível consumi-la legalmente

Verdade. O país mais liberal com relação ao uso da maconha é a Holanda, onde é possível comprar, legalmente, pequenas quantidades para consumo pessoal. Entretanto é bom lembrar que ainda assim ninguém está autorizado a produzir e vender maconha em larga escala, até mesmo na Holanda, e, de um modo geral, a legislação mundial ainda é bastante rigorosa quanto ao assunto.

Seu uso causa dependência

Existe essa possibilidade, porém é menor do que a maioria das pessoas pensa. Estudos brasileiros apontam que, dentre todas as pessoas que experimentam maconha, 30% passará a fazer uso regular da droga enquanto que 10% se tornarão dependentes. Um índice muito próximo ao observado na dependência de álcool e, ainda assim, muito atrás do provocado pelo cigarro comum.

Usar maconha dá fome

Verdade. É chamada popularmente de “larica” e é causada pela ação da droga sobre o sistema endocanabinóide. O THC, elemento psicoativo da planta, também atua no hipotálamo, a área do cérebro responsável por regular o apetite.

O uso de maconha pode aumentar o apetite

A maconha serve de “escada” para drogas mais pesadas

Não existe nenhuma evidência comprovada sobre o assunto. O fato é que muitos usuários de cocaína e heroína, comumente também usam maconha, porém os estudos são insuficientes para associar o uso da erva com o despertar da curiosidade e uso de outras drogas.

Leia Também:  Bichos que adotam animais de outras espécies

Existe uma dose segura para o consumo

Mito. Os estudos estão muito no começo e ainda não é possível tirar nenhuma conclusão sobre uma dosagem segura.

A maconha mata neurônios

Mito. Ao contrário do que se pensa, estudos mostram que a maconha não só é incapaz de causar danos às células nervosas, bem como há alguns indícios de que possa impedir a morte dos neurônios, quando danificados. O que ocorre é um prejuízo da memória a curto prazo e da atenção.

Além de não matar os neurônios, pode ter efeito neuroprotetor

Para opinar sobre um assunto, é fundamental ter conhecimento, pelo menos de nível mais bássico, do que realmente se trata. Conhecer os mitos e verdades a respeito da maconha é uma ótima forma de esclarecer várias dúvidas, além de ajudar na tomada de uma posição frente a este assunto.

Top