Lugares turísticos em Istambul

Istambul, o cenário da novela ‘Salva Jorge’ da Rede Globo, é a maior cidade da Turquia e antigamente era chamada de Bizâncio e Constantinopla.…

Por Editorial MDT em 26/10/2012

Istambul, o cenário da novela ‘Salva Jorge’ da Rede Globo, é a maior cidade da Turquia e antigamente era chamada de Bizâncio e Constantinopla. O belíssimo lugar conta com população predominantemente muçulmana, além de laicos, cristãos e judeus.

Os primeiros sinais de vida em Istambul são datados de 667 anos antes de Cristo, ou seja, a cidade já tem mais de 2.600 anos, tem muitos prédios antigos que contam parte de sua história milenar e muita beleza natural, repleta de lindas paisagens dignas de cartões postais.

Pontos turísticos em Istambul

Conheça alguns pontos turísticos de Istambul, uma das cidades mais belas e tradicionais de todo o mundo:

Bairro de Sultanahmet

O bairro de Sultanahmet, é um dos mais famosos em Istambul, pois além de ser muito antigo, o local ainda abriga grandes pontos turísticos e patrimônios históricos da cidade, como a Mesquita Azul (Mesquita do Sultão Ahmet), a Basílica Cisterna e a gigantesca Basílica de Santa Sofia.

Basílica Cisterna

A Basílica Cisterna, também conhecida como Cisterna Subterrânea, é um sistema subterrâneo bem antigo que era utilizado pelos moradores de Istambul para purificar a água que utilizavam em suas casas. Atualmente o local não é mais utilizado e se transformou em um ponto turístico.

Assim como todas as construções da cidade, a Basílica Cisterna conta com uma incrível estrutura e gigantescas cabeças de Medusa em formatos de pilares.

Museu de Santa Sofia

O Museu de Santa Sofia, conhecido também como Basílica de Ayasofia, é uma excelente opção de passeio em Istambul. A entrada custa 20 liras turcas, cerca de R$22 reais e vale muito a pena. Inicialmente construída como uma catedral, a Basílica de Santa Sofia passou a ser um uma mesquita e teve sua estrutura original mantida com algumas pequenas modificações, como no caso dos desenhos de anjos que tiveram seus rostos cobertos, pois a representação de figuras humanas é proibida em templos muçulmanos.

Leia também: Viagem para Disney, dicas para economizar

Mesquita Azul

A Mesquita Azul era um dos maiores centros religiosos de Istambul, mas atualmente funciona apenas como um ponto turístico. O local é todo coberto por azulejos azuis, que deu nome a mesquita, com belíssimas escritas turcas douradas e muitas velas acesas. Além de toda a beleza do local, é possível ver alguns muçulmanos fazendo suas preces em meio aos turistas. Na hora de entrar no local deve-se retirar os sapatos e funcionários que cuidam da mesquita fornece roupas para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.

Natal 2012 em Nova York, dicas, pacotes

Top