Lixo eletrônico: como descartar

Com o grande desenvolvimento no âmbito tecnológico, é comum que troquemos com frequência nossos aparelhos eletrônicos. No entanto e na maioria das vezes, os nossos antigos itens se encontram em condições inapropriadas para doações, de modo que necessitamos descartá-los de maneira consciente e em locais específicos de coleta.

Saiba como descartar o lixo eletrônico com responsabilidade

Portanto, para você que deseja consumir com responsabilidade, vale a pena se informar sobre onde e como descartar o lixo eletrônico:

Como descartar

Alguns exemplos de produtos que entram para a lista dos lixos eletrônicos são as pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, os celulares, computadores, televisores, rádios e suas demais peças, além dos carregadores, CDs e DVDs.

Todos estes itens demandam por cuidados ao serem descartados, visto que por conterem elementos químicos nocivos à natureza, podem vazar e assim comprometerem o solo e a estrutura do meio ambiente. Portanto, vale a pena tomar as devidas providências para não despachar estes componentes de uma maneira prejudicial ao planeta.

O lixo eletrônico possui agentes nocivos à natureza

Pilhas e baterias

As pilhas e baterias – sejam elas recarregáveis ou não -, possuem cádmio, chumbo, mercúrio e diversos outros metais pesados que são tóxicos e extremamente prejudiciais aos humanos e ao meio ambiente. Todas elas possuem um prazo de validade específico e por isso, seu uso deve ser seguido junto às recomendações da embalagem.

Desta forma, uma dica válida é inseri-las em uma caixa de papelão, procurar postos de reciclagem ou enviá-las de volta ao próprio fabricante. Lembre-se de mantê-las longe das crianças, visto que os perigos de vazamentos são altos.

Aparelhos eletrônicos

O lixo eletrônico oriundo destes aparelhos pode ser reciclado ou reaproveitado: muitas são as instituições que coletam peças ainda em funcionamento para testes, aprendizagem e treinamento de profissionais no ramo da eletrônica. Por isso, antes de jogar fora o seu computador, aparelho de TV e demais componentes, consulte a prefeitura de sua cidade.

Para onde enviar

Visando facilitar o acesso da população a este sistema de reciclagem, aos moradores de São Paulo várias medidas foram tomadas a respeito da coleta do lixo eletrônico: um exemplo delas é o site E-lixo Maps, onde o proprietário insere apenas o seu cep e o tipo de recurso a ser enviado e assim obtém o endereço do posto de coleta mais próximo de sua residência.

Saiba mais sobre a coleta de lixo eletrônico do E-lixo Maps

Descarte cada produto adequadamente

Com responsabilidade e informação será possível fazer um uso consciente dos recursos eletrônicos, dispondo o lixo gerado em seus devidos locais de aproveitamento.

Leia também

Lixo eletrônico: para onde enviá-lo?

Jogue fora seu lixo eletrônico na estação de metrô de sua cidade

Reply