Conheça as Empresas mais Sustentáveis do Mundo

Editorial MDT 25/04/2016 Sustentabilidade

A cada ano, a revista Corporate Knights elabora um ranking Global 100, onde estão descritas as 100 empresas mais sustentáveis do mundo. A revista também organiza outras listas de sucesso. São empresas que se encaixam nas especificações necessárias para uma contribuição positiva para o meio ambiente. Mesmo não tento tão boas colocações, algumas empresas brasileiras entraram para o ranking. São elas: Natura (66º), Petrobras (88º) e Bradesco (91º). O Brasil vem caminhando para uma realidade mais Sustentável, buscando formas e alternativas de crescer sem degradar a natureza.

O primeiro lugar ficou com a Statoil, empresa Noruega do ramo de energia. As empresas do mundo todo estão correndo atrás de títulos de sustentabilidade. Mostrar ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente é um ótimo negócio, além da preservação em si. O uso de fontes renováveis de energia é o mais indicado nos últimos tempos. A busca pela matéria prima limpa e renovável é quase que interminável. O Brasil já conta com o Etanol, o combustível produzido através da cana de açúcar.

 

As empresas sustentáveis brasileiras ainda estão investindo na tecnologia verde. Existem diferentes títulos, selos e demais tipos de prêmios para as empresas que se destacam no mercado no setor de meio ambiente. A Petrobras é considerada uma empresa intensamente ligada ao meio ambiente, mas como você pode perceber, ela está na 88ª posição do ranking mundial. Sendo assim, acredita-se que o país ainda tem muito que batalhar para chegar no topo da lista.

As empresas ecologicamente corretas no mundo trabalham com tecnologias que poupam o uso de recursos naturais finitos, como o petróleo. Além disso, elas repõem os recursos usados. Desenvolvem técnicas para economizar energia e água, como a captação da água das chuvas para higiene de locais externos e demais áreas, assim como teto solar para a capitação da energia solar. Nessas empresas é possível encontrar os mais diferentes tipos de projetos ligados ao meio ambiente, principalmente nas unidades da Statoil.

A Johnson & Johnson, empresa extremamente conhecida no Brasil, ficou em segundo lugar no ranking mundial, mas é uma empresa americana. São avaliadas muitas características para as empresas serem consideradas minimamente sustentáveis. A emissão de carbono, por exemplo, é uma das primeiras características analisadas. A emissão de gases que contribuem para o efeito estufa é um problema presente em empresas de todo o mundo, inclusive em países de primeiro mundo.

A seguir você confere as dez primeiras colocadas entre as empresas mais sustentáveis do mundo. Acessando o site da revista Corporate Knights, você encontra a lista completa com as 100 empresas, vale a pena conferir.

1. Statoil (Noruega)

2. Johnson & Johnson (EUA)

3. Novozymes (Dinamarca)

4. Nokia (Finlândia)

5. Umicore (Dinamarca)

6. Intel (EUA)

7. Astrazeneca (Reino Unido)

8. Credit Agricole (França)

9. Storebrand (Noruega)

10. Danske Bank (Dinamarca)

Outros artigos

Revestimentos para churrasqueira

30/12/2011

Revestimentos para churrasqueira

[caption id="attachment_367524" align="aligncenter" width="640" caption="Revestimento que imita tijolos de barro, um ar antigo e bonito"][/caption] Ter uma churra...