Conheça as Empresas mais Sustentáveis do Mundo

A cada ano, a revista Corporate Knights elabora um ranking Global 100, onde estão descritas as 100 empresas mais sustentáveis do mundo. A revista…

A cada ano, a revista Corporate Knights elabora um ranking Global 100, onde estão descritas as 100 empresas mais sustentáveis do mundo. A revista também organiza outras listas de sucesso. São empresas que se encaixam nas especificações necessárias para uma contribuição positiva para o meio ambiente. Mesmo não tento tão boas colocações, algumas empresas brasileiras entraram para o ranking. São elas: Natura (66º), Petrobras (88º) e Bradesco (91º). O Brasil vem caminhando para uma realidade mais Sustentável, buscando formas e alternativas de crescer sem degradar a natureza.

O primeiro lugar ficou com a Statoil, empresa Noruega do ramo de energia. As empresas do mundo todo estão correndo atrás de títulos de sustentabilidade. Mostrar ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente é um ótimo negócio, além da preservação em si. O uso de fontes renováveis de energia é o mais indicado nos últimos tempos. A busca pela matéria prima limpa e renovável é quase que interminável. O Brasil já conta com o Etanol, o combustível produzido através da cana de açúcar.

 

As empresas sustentáveis brasileiras ainda estão investindo na tecnologia verde. Existem diferentes títulos, selos e demais tipos de prêmios para as empresas que se destacam no mercado no setor de meio ambiente. A Petrobras é considerada uma empresa intensamente ligada ao meio ambiente, mas como você pode perceber, ela está na 88ª posição do ranking mundial. Sendo assim, acredita-se que o país ainda tem muito que batalhar para chegar no topo da lista.

As empresas ecologicamente corretas no mundo trabalham com tecnologias que poupam o uso de recursos naturais finitos, como o petróleo. Além disso, elas repõem os recursos usados. Desenvolvem técnicas para economizar energia e água, como a captação da água das chuvas para higiene de locais externos e demais áreas, assim como teto solar para a capitação da energia solar. Nessas empresas é possível encontrar os mais diferentes tipos de projetos ligados ao meio ambiente, principalmente nas unidades da Statoil.

Continuar Lendo  Conferência Nacional pelo Meio Ambiente 2013: inscrições

A Johnson & Johnson, empresa extremamente conhecida no Brasil, ficou em segundo lugar no ranking mundial, mas é uma empresa americana. São avaliadas muitas características para as empresas serem consideradas minimamente sustentáveis. A emissão de carbono, por exemplo, é uma das primeiras características analisadas. A emissão de gases que contribuem para o efeito estufa é um problema presente em empresas de todo o mundo, inclusive em países de primeiro mundo.

A seguir você confere as dez primeiras colocadas entre as empresas mais sustentáveis do mundo. Acessando o site da revista Corporate Knights, você encontra a lista completa com as 100 empresas, vale a pena conferir.

1. Statoil (Noruega)

2. Johnson & Johnson (EUA)

3. Novozymes (Dinamarca)

4. Nokia (Finlândia)

5. Umicore (Dinamarca)

6. Intel (EUA)

7. Astrazeneca (Reino Unido)

8. Credit Agricole (França)

9. Storebrand (Noruega)

10. Danske Bank (Dinamarca)

Top