Livros sobre pais

Livros sobre pais

Muitos são os livros sobre pais, mas alguns fazem muito bem para essa relação. A literatura direcionada ao entendimento da relação entre pais e…

Por Élida Santos em 06/07/2015

Muitos são os livros sobre pais, mas alguns fazem muito bem para essa relação. A literatura direcionada ao entendimento da relação entre pais e filhos é imensa. A oferta de livros está sempre crescendo, pois esse assunto envolve aspectos muito delicados, que acabam sendo fonte inesgotável para a formulação de teorias das mais diversas. Os valores têm mudado (como tudo o que se relaciona à sua época) e as relações carecem de interpretações diferentes, também. O ponto de desencontro talvez seja justamente a diferença entre o que os pais aprenderam e o que precisam ensinar aos seus filhos, baseando-se no contexto em que vivem. O mundo está mudado (na ótica dos pais) e é necessário compreensão e adaptação, para que os filhos sejam corretamente orientados.

Um dos problemas mais comuns, atualmente: Crianças com problemas de autoestima. Leia.

Os pais também necessitam de orientação, para que entendam melhor o contexto da vida dos filhos (Foto:Divulgação)

Livros sobre pais

Como é impossível listar todos os livros disponíveis no mercado, o Mundo das Tribos selecionou alguns itens que tecem teorias sobre o comportamento dos pais, em relação aos filhos. Estes livros prometem, de forma simples e acessível, auxiliar os pais do século XXI, de forma que preparem seus filhos adequadamente, para que estes sobrevivam e se destaquem no mundo em que vivem.

Alguns livros sobre como os pais devem se comportar

O valor da conquista, pelos próprios esforços (Foto:Divulgação)

Pais inteligentes enriquecem seus filhos

“Pais inteligentes enriquecem seus filhos”, de Gustavo Cerbasi, Editora Sextante. Neste livro, o autor procura aconselhar os pais sobre como orientar seus filhos, no sentido financeiro de suas vidas. Na nossa sociedade, baseada quase exclusivamente no consumo, os pais precisam ensinar às crianças as vantagens de se poupar o que têm. O autor enfatiza o erro dos pais, quando estes se preocupam demais em prover os filhos com tudo, de forma que nunca lhes falte nada, sem ensinarem a eles as dificuldades de se conquistar algo pelos seus próprios esforços.

Fases da vida dos filhos - como os pais devem lidar com isso (Foto:Divulgação)

Aprendendo a ser pai em dez lições

Aprendendo a ser pai em dez lições”, de Valdir Reginato, Editora Paulinas. Nesta obra, o autor foca o comportamento paterno. Orienta os pais, de acordo com as diversas fases da vida da criança, até que esta se torne adulta. Essa orientação parte do momento inicial, em que o filho é gerado e de que forma se dá a consciência paterna sobre isso. Mostrando como se dá cada período da vivência dos filhos e como os pais devem lidar com eles. De forma simples e direta, o autor procura mostrar a importância paterna neste processo. Muito interessante, tendo em vista que, em muitos casos, os pais são vistos pelos filhos como figuras distantes.

Mudança de valores - realidade ou mídia? (Foto:Divulgação)

O que os pais do século XXI precisam saber

“O que os pais do século XXI precisam saber”, de Debra W. Haffner, Editora Prumo. Neste livro, a autora Debra Haffner aponta aspectos da vida moderna e como os pais devem lidar com suas preocupações, na criação dos filhos. Em tempos como o nosso, em que drogas, álcool, internet, consumismo e outros aspectos preocupantes surgem a cada dia, a autora separa o que realmente pode ser um problema, em contraposição ao que a mídia causa nas cabeças dos pais.

Os pais não têm apenas deveres (Foto:Divulgação)

Os direitos dos pais

“Os direitos dos pais”, de Tania Zagury, Editora Record. Nesta obra, a autora procura devolver aos conceitos paterno e materno a característica de que os pais, nesta condição, possuem direitos e não apenas deveres. Tania dá voz a aspectos que, hoje em dia, deixaram de ser próprios dos pais, como se via antigamente. Ou seja, ela devolve alguns conceitos que eram parte da vida dos pais, mas que não são mais valorizados, hoje. A autora também enfatiza pensamentos filosóficos sobre o Ser, em contraposição ao Ter, orientando os pais sobre a forma de passar estes valores a seus filhos.

Livros sobre pais (Foto: Divulgação)

Em tempos como os atuais, muitos pais acabaram por perder o norte, em relação ao que devem ou não fazer por seus filhos. A psicologia paterna e materna sempre está impregnada do passado e os livros podem ajudar as pessoas a se adequarem à realidade que as cerca, ajudando-as a preparar seus filhos para a vida, também real.

Em relação ao papel da mãe, leia também: Livros sobre maternidade, dicas

 


Top