Livros Infantis de Monteiro Lobato para Ler

Redacao 18/07/2011 Criança

Monteiro Lobato é um dos maiores nomes da literatura brasileira – seja ela infantil ou não. Comumente chamado de o “autor para se gostar de ler”, seu universo fantástico agrada crianças e adultos e envolve com magia, criatividade e uma repleta gama de personagens que passeiam pelo folclore popular brasileiro – haja vista o maravilho Sítio do Picapau Amarelo, sua obra mais célebre. E isso é fantástico, pois aprender a ler com um autor que escreve na sua língua pátria é um facilitador e dá subsídios para que a criança aprimore linguagens, estilos e vocábulos que são nossos, exclusivamente nossos.

É completamente diferente de começar com um Harry Potter (e não estou criticando o bruxinho, ele tem a sua importância neste quesito do estímulo à leitura) simplesmente porque somente um escritor que escreve nativamente em português conseguirá transmitir a verdadeira essência da literatura nacional e preencher as mentes de uma platéia de pequenos leitores locais. Além disso, uma tradução (apesar da qualidade ímpar que editoras apresentam em muitos trabalhos nesta área) nunca exprime a real intenção – a idéia inicial – de uma obra estrangeira.

Dito isso, se você quer estimular a leitura do seu filho, afilhado, sobrinho, neto, vizinho ou de qualquer criança que lhe passe à porta, já inúmeros livros de Monteiro Lobato esperando nas estantes virtuais. Fizemos uma pesquisa e selecionamos alguns bem interessantes. Confira:

CAIXA MONTEIRO LOBATO INFANTIL

Autor: Monteiro Lobato

Onde comprar: http://www.livrariacultura.com.br

Editora: GLOBO

Encadernação: Brochura

Dimensão: 23,2 x 17,5 cm

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2010

Sinopse da editora: “Uma menina do nariz arrebitado, uma boneca de pano muito falante e espevitada, um sabugo de milho fidalgo e um garoto corajoso e aventureiro. Estes são os personagens principais da Turma do Sítio do Picapau Amarelo. Eles sempre estão dispostos a ouvir uma boa história da avó, Dona Benta, e a aproveitar o melhor dos quitutes de Tia Nastácia. Esta caixa contém oito títulos da obra de Monteiro Lobato – ‘Reinações de narizinho’, ‘Viagem ao céu’, ‘O Saci’, ‘Memórias de Emília’, ‘Caçadas de Pedrinho’, ‘O Picapau Amarelo’, ‘A reforma da natureza’ e ‘A chave do tamanho’.”

CAÇADAS DE PEDRINHO

Autor: Lobato, Monteiro

Onde comprar: http://www.livrariasaraiva.com.br

Editora: Globo Editora

Acabamento: Brochura

Edição: 2008

Número de Paginas: 76

Sinopse da editora: “essa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventuram numa caçada arriscada, divertida e cheio de surpresas.”

DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS

Autor: Monteiro Lobato

Onde comprar: http://www.fnac.com.br

Editora: Globo

Ano Edição: 2010

Número Edição: 1

Qtde. Páginas: 152

Encadernação: Brochura

Sinopse da editora: “Quem nunca ouviu falar de Dom Quixote e Sancho Pança, seu gorducho escudeiro? Adaptado por Monteiro Lobato, este livro traz as aventuras do cavaleiro que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias. A história do mundo fidalgo espanhol, escrita por Miguel de Cervantes há mais de quatrocentos anos, continua emocionante como sempre. E aqui, recontada por Dona Benta, fica mais saborosa.”

Outros artigos

Profissões dos famosos antes da fama

23/10/2012

Profissões dos famosos antes da fama

Nem todos os famosos trabalharam apenas como atores, músicos ou apresentadores ao longo da vida. Eles também desempenharam outras funções antes da fama, muitas das q...