Livro sobre Kurt Cobain

Em alguns momentos Charles Cross fala do impressionante sucesso do disco Nevermind, que vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo,…

Por Editorial MDT em 24/02/2012

Kurt Cobain

O cantor Kurt Donald Cobain, que teria completado 45 anos no último dia 20, foi um verdadeiro marco no mundo do rock, realizando uma mudança histórica no mundo da música e deixando milhares de fãs arrasados com sua morte. O cantor de gênio difícil já foi alvo de muitas biografias, mas a melhor de todas é a biografia definitiva sobre o vocalista e líder do Nirvana, que foi escrita Charles R. Cross.

O livro “Heavier than Heaven: Mais Pesado que o Céu” retrata diversos momentos da vida do cantor visto com os olhos de quem estava ao seu lado todo o tempo, como alguns membros da banda e ex-namoradas de Kurt. No livro, Cross conversa com Dylan Carlson, uma das pessoas em que o líder do Nirvana mais confiava e que comprou a arma que daria fim a vida de Kurt. O amigo afirma que foi o próprio cantor que pediu a espingarda, alegando que era para sua defesa pessoal.

O autor passou muitos anos vasculhando a história de Cobain, pinturas feitas pelo cantor e até diários que mostravam a confusão de seus pensamentos. Cross ainda afirma que nunca foi amigo ou muito próximo de Kurt, mas passou quinze anos editando a revista The Rocket Magazine em Seatle, onde teve algum contato com o cantor.

Courtney Love, Kurt Cobain e Frances Bean Cobain, filha do casal.

Em alguns momentos Charles Cross fala do impressionante sucesso do disco Nevermind, que vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, que levou a banda a fama, e que consequentemente acabou tirando a vida do vocalista. Mas ainda assim, ele afirma que o disco e todo o sucesso não foi a principal causa da morte do cantor, pois antes da fama ele já havia tentado o suicídio.

“Mais Pesado que o Céu” ainda servira como base para um filme biográfico sobre a vida Kurt Cobain, a Universal, estúdio responsável pela produção do longa já está com o roteiro e mãos, mas ainda não sabe quem irá dirigir a trama desde que Oren Moverman ( que já havia sido confirmado) foi desligado do estúdio.

O filme que deve entrar em fase de produção em até dois anos, ainda não tem atores confirmados em seu elenco, mas a viúva de Kurt, Courtney Love, que está envolvida na produção do longa, já andou especulando sobre quem deveria interpretá-lo e chegou a sugerir o ator James McAvoy.

“Heavier than Heaven: Mais Pesado que o Céu”, de Charles R. Cross.

Confira a sinopse do livro “Heavier than Heaven: Mais Pesado que o Céu”, de Charles R. Cross:

“Heavier Than Heaven apresenta a vida singular de Kurt Cobain, o mítico líder do Nirvana, banda que revolucionou o estagnado mundo da música pop no início da década de 1990, com o lançamento do clássico álbum Nevermind. Em capítulos que evoluem em ordem cronológica, Charles Cross traça a vida de Cobain desde sua infância, quando ele morava no interior de um trailer numa cidade perdida do estado de Washington, até a conquista da fama, do sucesso e da adoração de toda uma legião de fãs. Heavier Than Heaven revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias.”

 

Top