Lista Bolsa Família 2017: Veja os beneficiários

A Lista Bolsa Família 2017 traz as informações a respeito dos beneficiários do famoso programa de transferência de renda do governo federal, e pode…

A Lista Bolsa Família 2017 traz as informações a respeito dos beneficiários do famoso programa de transferência de renda do governo federal, e pode ser visualizada por qualquer pessoa, via internet. Quer saber como consultá-la? Confira as informações a seguir.

Lista Bolsa Família 2017: Veja os beneficiários (Foto: Reprodução)

Lista Bolsa Família 2017: Veja os beneficiários (Foto: Reprodução)

Lançado em 2003, o programa Bolsa Família foi criado com o objetivo de combater a fome e a miséria, promovendo a emancipação das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza.

Atualmente, mais de 13 milhões de famílias são atendidas pelo programa social em todo o país, que têm o direito a receber uma ajuda financeira mensal, para garantir a alimentação e o acesso à saúde, educação e assistência social, entre outros serviços.

Lista Bolsa Família 2017: Veja os beneficiários

O Bolsa Família ajuda as pessoas que vivem na pobreza (Foto Ilustrativa)

O Bolsa Família ajuda as pessoas que vivem na pobreza (Foto Ilustrativa)

Frequentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) atualiza a lista de beneficiários Bolsa Família, e disponibiliza, para consulta pública, os nomes de todas as pessoas que recebem o benefício mensal, com os valores pagos.

As informações que podem ser consultadas por qualquer pessoa via internet incluem o nome do responsável pela família beneficiada, o Número de Identificação Social (NIS) e o valor do Bolsa Família.

A divulgação desses dados é uma das formas de o governo encontrar possíveis irregularidades no programa, para evitar, por exemplo, que pessoas que recebem o Bolsa Família sem precisar continuem a se beneficiar do programa.

Beneficiários Bolsa Família como consultar

A consulta dos beneficiários pode ser feita no site da CEF (Foto: Reprodução Caixa)

A consulta dos beneficiários pode ser feita no site da CEF (Foto: Reprodução Caixa)

Como consultar nomes dos beneficiários Bolsa Família? Uma das maneiras de fazer essa pesquisa é acessando o site Consulta Pública Bolsa Família, da Caixa Econômica Federal, utilizando o navegador Internet Explorer (o sistema só funciona corretamente com esse browser).

Na opção “Consulta benefícios por UF”, basta selecionar o estado ou o DF, clicar no mês desejado e depois em “Consultar”. Em seguida, o sistema mostrará o número de famílias beneficiadas e a quantidade de dinheiro transferido via Bolsa Família 2017.

Já na “Consulta benefícios por município”, selecione o estado ou o DF, em seguida escolha a cidade e o mês desejado e clique em “Consultar”. Será mostrado o número de famílias beneficiadas e se você clicar em “Download”, poderá baixar a lista com os nomes dos responsáveis e demais membros da família, com a informação se o benefício está liberado.

E para usar a opção “Consulta benefícios por família”, digite o NIS do responsável pela família. Ao aparecer o nome dele, clique em “Consultar”, para visualizar as informações da consulta Bolsa Família online.

Portal da Transparência

No Portal da Transparência também dá para consultar os dados do Bolsa Família (Foto: Reprodução Portal da Transparência)

No Portal da Transparência também dá para consultar os dados do Bolsa Família (Foto: Reprodução Portal da Transparência)

Além da consulta pública Bolsa Família, há também a possibilidade de consultar Bolsa Família no Portal da Transparência. Neste caso, acesse o site www.portaltransparencia.gov.br e na opção “Consultas Temáticas”, selecione “Bolsa Família” e defina o ano desejado (“Exercício”). Clique em “Consultar”.

Agora, clique no estado desejado e depois no município, para ver os nomes dos beneficiários e os valores recebidos ao longo do ano. Ao clicar em um dos nomes, é possível visualizar os benefícios pagos a cada mês.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.






Top