Lente de Contato Dental - Como Funciona, Preço

Lente de Contato Dental – Como Funciona, Preço

Você já ouviu falar em lente de contato dental ou em lente de contato para dentes? Elas existem e há uma grande procura por…

Por bety em 11/01/2021

Você já ouviu falar em lente de contato dental ou em lente de contato para dentes? Elas existem e há uma grande procura por elas, pois garantem um sorriso perfeito, branquinho e sem defeitos. É um procedimento realizado nos consultórios odontológicos que consiste em colocar pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes. Essas lâminas podem causar mudanças no tamanho, na cor e também no formato dos dentes originais do indivíduo.

Em outras palavras, deixa o seu sorriso bonito e encantador, enquanto arruma os dentes originais para que você não precise usar as lâminas pelo resto de sua vida. Veja em mais detalhes a seguir.

Entenda o que é a lente de contato dental

Como falamos, a lente de contato dental é uma lâmina que pode ser feita de porcelana ou dissilicato de lítio. Essa lâmina é ultra fina e é posicionada sobre o dente original, uma a uma. Essa lâmina é colada. O dissilicato é mais resistente do que a porcelana e ainda permite que as lâminas sejam feitas nas espessuras necessárias, por isso é o material mais utilizado.

Essa lente de contato dental é recomendada para corrigir algumas imperfeições nos dentes, como muito espaço entre eles ou ainda quando estão muito irregulares. As lâminas também ajudam a corrigir dentes com uma cor muito alterada. Ainda assim, é sempre indicado consultar o doutor para saber se a aplicação da lente de contato dental é ideal para o seu caso.

Lente de contato dental pode prejudicar os dentes?

A lente de contato só deve ser aplicada quando ela realmente for necessária para o cliente, de modo contrário, quando for usada de modo inadequado, pode sim causar algum prejuízo. Por exemplo, quando há um desgaste no dente e colocam a lente de contato, não é o mais indicado.

Para garantir que tudo ocorra bem e que você não sofra nenhum dano, o profissional que irá realizar o procedimento deve ser especialista em prótese ou em dentística. Há ainda um protocolo de planejamento e execução que deve ser seguido pelo profissional, que engloba avaliação da saúde, exame clínico e radiográfico minucioso, análise da oclusão dentária, fotos e muito mais.

Contraindicações da lente de contato dental

Existe sim algumas contraindicações para o uso da lente de contato dental e você deve estar ciente delas. Ela não é recomendada para pacientes que tenham feito muitas restaurações ou que sofrem de bruxismo severo. Ainda é contraindicado para aquelas pessoas que apresentam mobilidade nos dentes, dentes sobrepostos e dentes mal posicionados.

Preço da lente de contato dental

De acordo com o Código de Ética Odontológica, é proibido divulgar o preço específico dos procedimentos porque cada caso deve ser analisado especificamente, de acordo com as necessidades do paciente. Por isso, temos uma média de quanto pode custar uma lente de contato dental em 2020: de R$1,6 mil a R$3,5 mil.

O preço sofre alteração de acordo com o material que será utilizado, da cidade, do profissional e da saúde do paciente.

Top