LEDs: o que são e como usar

Muito se fala a respeito da tecnologia LED, mas poucas pessoas realmente sabem como ela funciona e o seu impacto no dia-a-dia. O famoso…

Muito se fala a respeito da tecnologia LED, mas poucas pessoas realmente sabem como ela funciona e o seu impacto no dia-a-dia. O famoso ‘Light-emitting diode’ tem inovado a indústria de eletrônicos, influenciando a fabricação de diferentes produtos, desde luminárias até televisores com tela bem fina.

Lâmpada LED. (Foto:Divulgação)

O que é o LED?

Em português, a sigla LED significa Diodo Emissor de Luz. Este tipo de fonte de luz é utilizado em larga escala e tem muitas utilidades. Apesar de ter ganhado fama no Brasil por causa dos televisores modernos, a tecnologia LED já é usada há algum tempo, como no desenvolvimento do controle remoto da própria TV.

O funcionamento do LED envolve uma série de questões técnicas, mas basicamente ele é composto por dois materiais: tipo P (carga positiva) e tipo N (carga negativa). Quando a corrente elétrica entra em contato com estes materiais, ocorrem reações que, por sua vez, geram a luz.

Saiba mais: Lâmpadas LED Residencial Preço, Vantagens

O LED na iluminação

O LED tem sido usado principalmente na iluminação dos espaços. Esta tecnologia que gera a luz inovou o formato das lâmpadas, que antes só eram acessas com filamentos.

A iluminação com LED é perfeita para destacar os detalhes. (Foto:Divulgação)

Os moradores que apostam em uma iluminação com LED para casa desfrutam de um dispositivo mais duradouro e resistente aos movimentos. Apesar da tecnologia já apresentar benefícios claros, ela tem ainda muito que avançar nos próximos anos.

O principal uso do LED na iluminação está sendo feito através da substituição das lâmpadas comuns, como é o caso da incandescente e florescente.

A lâmpada LED está realmente transformando a invenção de Thomas Edison. Além de ser visivelmente mais bonito e duradouro, o novo modelo ajuda a preservar o meio ambiente e a poupar dinheiro, afinal, gera economia de energia elétrica.

A iluminação com LED é trabalhada principalmente nas áreas externas. (Foto:Divulgação)

O uso da lâmpada LED é recomendado principalmente para as áreas externas, como o jardim, a piscina, a varanda ou a frente da casa. A recomendação não vale apenas porque o dispositivo é durável, resistente e de fácil manutenção, mas também porque a reprodução da cor ainda não é perfeita.

Leia Também:  Passagens Aéreas Baratas - Shoptime

As lâmpadas LED podem ser usadas de diferentes formas na iluminação da casa ou do estabelecimento comercial. Um meio bem interessante é através dos balizadores, que criam pontos estratégicos de luz nos degraus da escada, no caminho do jardim, entre outros ambientes.

Se o morador tem a intenção de iluminar detalhes dentro ou fora de casa, ele pode apostar na fita LED, que cria um resultado discreto e elegante.

Quem deseja ter o primeiro contato com a iluminação LED pode comprar um produto que explore esta tecnologia, como é o caso das luminárias da Philips. Este acessório cria luz indireta no ambiente, com cores diferentes controladas através de um controle remoto.

 Veja também: Iluminação para jardim – ideias, dicas, fotos

Top