Jornal Velho: como reaproveitar

O jornal é um material reciclável que pode ser muito bem reaproveitado, através do artesanato, decoração e das atividades do lar. Existem ideias criativas…

O jornal é um material reciclável que pode ser muito bem reaproveitado, através do artesanato, decoração e das atividades do lar. Existem ideias criativas capazes de transformar este tipo de papel que seria jogado no lixo, como a confecção de peças decorativas delicadas e até mesmo acabamento para as paredes. Além de valorizar um conceito criativo, o jornal também pode ser útil no dia a dia.

O jornal pode ser reaproveitado de várias formas. (Foto:Divulgação)

O prazo de validade de um jornal para informar costuma ser muito curto muito: apenas um dia. Depois deste período, as notícias perdem o valor e o exemplar se torna velho. Para o assinante do periódico não se desfazer de tantos papéis, ele deve doar para uma instituição especializada em reciclagem ou colocar a mão na massa para dar uma nova utilidade ao jornal de cada dia.

Veja também: Saiba como decorar a casa com jornal

Ideias para reaproveitar o jornal velho

Jornal velho como banheiro de cachorro
Para melhorar a limpeza do ambiente onde vive o pet, vale a pena espalhar folhas de jornal pelo chão. Embora não seja uma opção tão limpa como os tapetes higiênicos, o papel tem a vantagem de ser mais barato.

Jornal velho auxilia no amadurecimento das frutas
As frutas embrulhadas com jornal amadurecem mais rapidamente porque elas acabam produzindo um gás chamado eteno. Com esta substância em ação, o amadurecimento ocorre na metade do tempo normal.

O jornal velho serve para limpar vidro. (Foto:Divulgação)

Jornal velho na limpeza da casa 
Muitas donas de casa usam o jornal velho para limpar vidros e espelhos em casa. O material é funcional porque não causa riscos e consegue remover bem a sujeira. Além de tudo, este tipo de papel tem a vantagem de ser descartável, o que falicita a vida doméstica.

Leia Também:  Como usar a nova tendencia dos maxi acessórios

Jornal velho serve de sacola plástica
Com algumas dobraduras, uma folha de jornal é capaz de substituir à velha sacolinha na lixeira. Esta medida faz muito bem para o meio ambiente, já que a decomposição do papel é mais rápida do que o plástico.

Jornal velho para revestir paredes
As folhas de jornal podem ser usadas como acabamento vertical, substituindo assim o tradicional papel de parede. O resultado final é uma superfície moderna, urbana, personalizada e cheia de atitude.

Enfeite para mesa de jantar confeccionado com jornal. (Foto:Divulgação)

Artesanato com jornal

O jornal velho é um material versátil, por isso ele pode ser usado na confecção de diferentes peças decorativas. Com os canudinhos de jornal é possível fazer cestos, fruteiras, bandejas, caixas organizadoras e outros tantos adornos. Para que os objetos confeccionados artesanalmente se tornem mais bonitos, é recomendado aplicar uma camada de verniz.

Leia mais: Decorar o quarto com jornal

Top