Janelas e Portas Prontas: Saiba como Escolher

PUBLICIDADE

Muitas pessoas gostam de economizar tempo e dinheiro em suas reformas (ou construções) da casa. E existem algumas maneiras de se fazer isso com qualidade e custo-benefício. Vamos dar uma boa dica de como fazer um bom investimento gastando relativamente pouco e adquirindo bons produtos, como portas e janelas prontas.

Portas e janelas prontas são feitas sob medida para a sua obra, e podem ser uma grande ajuda para quem quer agilizar o trabalho, tudo isso graças à tecnologia moderna, que permite a construção de coisas assim e principalmente, com muita leveza, pois são peças feitas com alumínio super leve, e durável, tornando-se um verdadeiro custo-benefício.

Mas, ao que devemos nos atentar na hora da compra de uma porta ou janela pronta? Primeiramente, devemos ver a certificação do produto, como o selo do Inmetro ou outra coisa que comprove que o produto está dentro das normas técnicas nacionais. E temos que tomar cuidado, pois selos como o ISO 9000 e outros semelhantes não garantem o desempenho da peça, apenas o seu acabamento.

PUBLICIDADE

Outra coisa que deve ser decidida é se vale mais a pena comprar pronta ou fazer sob medida. Para isso, vai depender muito do tipo de projeto que será feito. No caso de janelas, o arquiteto responsável considera algumas coisas como a iluminação, se vai ser natural ou artificial, e a proporção entre as aberturas e a área do ambiente. Importante lembrar que os modelos feitos de madeira ou alumínio sob medida ficam em média 15% mais caros em relação a peças prontas. A mesma coisa vale para as portas.

Peças assim devem ser instaladas apenas no final da obra, depois que as paredes já estiverem pintadas. Enquanto isso não acontecer, portas e janelas prontas devem ser guardadas em local seco, dentro de sua embalagem de fábrica. Caso tenha que instalar antes do final da obra, deixe os caixilhos (em especial os de alumínio), guardados nas embalagens originais, pois isso evitará o contato com materiais que podem prejudicar a porta, como solventes, gesso, etc.

Para instalar uma porta ou janela pronta, é necessário um profissional especializado nisso. Produtos de alumínio e PVC precisam de cuidados especiais em seu manuseio, por isso na hora de instalar, procure alguém de confiança que possa fazer esse trabalho para você, e assim evitar que a instalação seja mal sucedida, causando certo prejuízo.

As portas e janelas prontas de alumínio e PVC possuem suas peculiaridades. Para escolher o material adequado às suas necessidades, vamos às diferenças de cada um deles: Primeiramente o alumínio é leve, possui fácil manutenção e manuseio, e para locais litorâneos é muito indicado pois o alumínio é muito resistente à maresia.

PUBLICIDADE

Já o PVC é um material mais durável e também com fácil manutenção, e que proporciona um grande isolamento acústico e vedação, pois suas juntas vem soldadas e sem nenhuma emenda. Tanto portas e janelas de PVC tem um ponto negativo que deve ser informado: Devido à exposição ao sol, a deterioração e desbotamento é maior e acelerado. Por isso, tais produtos devem ter garantia contra esses detalhes, sempre. A dica para instalar produtos de PVC é utilizar áreas que o sol não bate diretamente na casa.

Para limpar portas e janelas prontas, use produtos neutros que são recomendados pelo fabricante na embalagem ou no manual de usuário. Nunca use agentes abrasivos, tais como esponja de dupla face e palha de aço, e nunca use produtos químicos, como querosene, cloro, limpadores multiuso e removedores, pois eles danificam permanentemente o material. Para ver algumas ofertas de portas e janelas prontas, podemos acessar o site da C&C (Casa & Construção), e ver sua linha de produtos clicando aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.