Decoração neutra para quarto: dicas, fotos

As cores neutras são grandes aliadas para montar uma decoração charmosa e atemporal. Quando inseridas em um determinado ambiente, elas contribuem com a iluminação…

Por Isabella Moretti em 20/01/2012

As cores neutras predominam na decoração do quarto.

As cores neutras são grandes aliadas para montar uma decoração charmosa e atemporal. Quando inseridas em um determinado ambiente, elas contribuem com a iluminação e criam uma sensação de amplitude maravilhosa. No quarto de casal ou solteiro, a neutralidade garante vários benefícios.

As pessoas costumam encontrar dificuldades para combinar os tons neutros e ficam com medo de deixar o espaço com uma aparência sem graça. No entanto, quando o ajuste das cores é realizado de maneira equilibrada e harmoniosa, pode-se valorizar tanto um estilo clássico como um incrível clean moderno. O trabalho com o neutro concede esta liberdade.

As cores neutras na decoração

O grupo de cores neutras é composto por branco, preto, bege, castanho, cinza e outras variações cromáticas que seguem as características da paleta. Os tons se destacam na decoração por causa da versatilidade e podem ser combinados entre si, ou ajustados em composições com cores de outros grupos.

As cores neutras são perfeitas para destacar o tom que faz uma parceria, como é o caso das cores quentes ou frias. Por exemplo, um espaço decorado com vermelho e branco tem o efeito marcante direcionado à tonalidade intensa. A facilidade para as combinações faz do grupo de cores neutras um verdadeiro coringa na decoração.

Aplicando cores neutras no quarto

Deixe o seu quarto com um visual sépia através do uso das cores neutras.

As cores neutras podem ser aplicadas tranquilamente em uma área de intimidade da casa, como é o caso do quarto. Elas fazem uma parceria apropriada para quem deseja desfrutar de uma atmosfera relaxante e suave. Os tons também são capazes de reforçar uma proposta de decoração mais discreta, básica e charmosa.

Trabalhar com cores neutras na decoração não significa falta de personalidade, muito pelo contrário. As combinações cumprem com a proposta de conforto e aconchego, além de não se desgastarem com tanta facilidade no ambiente. Caso o espaço seja afetado pela monotonia, então basta adicionar elementos nas cores frias para refrescar ou nas cores quentes para aquecer.

A aliança entre bege e branco no quarto é uma aposta neutra comum. O pacto das duas cores configura um ambiente clássico ou mesmo rústico, tudo dependerá dos materiais e elementos trabalhados na decoração. Já a combinação cinza com branco é capaz de realçar a modernidade e, quem sabe, uma perspectiva minimalista.

É importante lembrar que as cores neutras podem marcar presença no quarto através dos móveis, acessórios e revestimento. Mas, os moradores precisam tomar cuidado para que a composição não se transforme em algo maçante, básico demais.

Segundo o feng shui, o emprego das cores neutras ajuda a compor um visual mais harmônico nos ambientes residenciais. Contudo, a técnica ressalta que o efeito monocromático de um tom pode comprometer a absorção de energia.

Fotos de decoração com cores neutras

Top