Janela de madeira ou alumínio: qual escolher? Janela de madeira ou alumínio: qual escolher?

Janela de madeira ou alumínio: qual escolher?

Uma das principais dúvidas na hora de construir uma casa é escolher a janela ideal. O proprietário precisa conversar com um profissional especializado e…

Por Isabella Moretti em 11/09/2013

Uma das principais dúvidas na hora de construir uma casa é escolher a janela ideal. O proprietário precisa conversar com um profissional especializado e observar com atenção o projeto arquitetônico para descobrir qual tipo de janela se enquadra melhor às necessidades da residência.

Para escolher a melhor janela, é preciso avaliar as necessidades do local. (Foto:Divulgação)

Para escolher a melhor janela, alguns fatores devem ser levados em conta, como as características do local do imóvel. Através destas informações é possível determinar as necessidades de isolamento térmico e acústico, além dos recursos de proteção contra ventos.

Prós e contras da janela de alumínio

A janela de alumínio pode ser considerada vantajosa porque é fácil de manusear, tem uma estrutura leve e manutenção simples. O material é submetido à anodização, o que garante maior proteção e durabilidade nas regiões litorâneas.

Quando recebe o tratamento adequado, a janela de alumínio fica protegida contra corrosão, fumaça industrial e salinidade. No entanto, quando o material não é tratado, ele fica vulnerável às ferrugens.

A limpeza da janela de alumínio deve ser realizada com produtos neutros, ou seja, nada de usar agentes abrasivos e palha de aço.

A janela de alumínio é leve e fácil de manusear. (Foto:Divulgação)

Prós e contras da janela de madeira

A janela de madeira é recomendada para os locais que necessitam de maior isolamento térmico. No entanto, ela requer muito cuidado durante a instalação, pois qualquer erro pode resultar em deformações.

Em virtude da exposição aos raios solares e à umidade, a janela de madeira pode sofrer com empenamento (distorção). Para evitar este problema, é recomendado tratar o material com óleos impregnantes, que formam uma película protetora sem comprometer a beleza.

Na hora de escolher uma janela de madeira, é importante dar preferência aos modelos maciços, pois eles apresentam maior resistência ao ataque de cupins.

A janela de madeira é recomendada para os locais que necessitam de maior isolamento térmico. (Foto:Divulgação)

Dicas para escolher a janela ideal

• As janelas de alumínio e madeira ficam 15% mais caras quando são feitas sob medida.

• As janelas normalmente seguem o estilo da porta principal.

• Se a porta de entrada for de madeira, é possível valorizar outros materiais na escolha da janela, como é o caso do alumínio.

• A janela de madeira requer mão-de-obra especializada na instalação.

• A instalação da janela de alumínio requer um contramarco, uma espécie de moldura com poder de vedação. Já a peça de madeira requer espuma de poliuretano na hora de instalar.

• O momento ideal para a instalação das janelas é na fase final da obra, depois da pintura das paredes.

Top