sábado, 28 de janeiro de 2023 - 28/01/2023 10:34:42
MundodasTribos

O IPVA é o compromisso anual que, desde 1986, os brasileiros proprietários de veículos têm com os seus estados. O valor arrecadado não fica apenas com o governo estadual, também é direcionado para o município onde o veículo foi licenciado e para o Governo Federal.

Sua conversão em serviço vai além do trânsito, pois ele pode ser usado para promover melhorias na educação e na saúde, por exemplo.

O que este artigo aborda:

Como funciona a isenção de IPVA?

Mas a questão é que nem todo mundo precisa pagar o IPVA. Muitas pessoas, dependendo de alguns critérios específicos, estão isentas desse imposto. Por exemplo, veículos ligados ao poder público, sindicatos, fundações, templos religiosos, instituições de ensino, não precisam prestar contas com o IPVA. Também fazem parte desse grupo proprietários de máquinas agrícolas, veículos de embaixadas, de cônsules, diplomatas, entre outros.

IPVA 2022 quem ficará isento do imposto (2)
Fonte/Reprodução: original

Em se tratando da maior parte da população, que não integra o conjunto de exemplos acima, alguns casos também estão previstos para serem isentos do pagamento. Portadores de alguns problemas de saúde específicos, como Parkinson, paralisia cerebral, linfomas, lesões com sequelas físicas, deficiência visual, doenças degenerativas, artrite reumatóide, artrose, autismo e doenças neurológicas, por exemplo.

Um ponto importante é que, por se tratar de tributo estadual, os critérios de isenção geralmente variam entre as localidades. Portanto é preciso ficar atento às regras do seu estado.

Quais carros ficarão isentos do IPVA 2022?

Outra maneira de estabelecer quem está isento do IPVA 2022 é levando em consideração o ano de fabricação do veículo. Mais uma vez, é importante ficar atento, porque isso também varia dependendo do estado em que o veículo é licenciado.

Quais carros ficarão isentos do IPVA 2022?
Fonte/Reprodução: original.

Estados como o Rio Grande do Norte e o Acre, por exemplo, isentam veículos com 10 anos ou mais de fabricação. Em outros, como Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins e Piauí, esse número mínimo sobe para 15 anos. Já no Paraná e em São Paulo, é de 20 anos.

Como consultar quem tem desconto no IPVA 2022?

Para saber se você precisa ou não pagar o IPVA 2022 é só consultar o site do DETRAN do seu estado. Lá também podem ser conferidas informações sobre o pagamento do imposto, em caso de não isenção do mesmo.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Cursos gratuitos Cachoeira Paulista 2012 – Via rápida

Cursos gratuitos Cachoeira Paulista 2012 – Via rápida

Hidratante caseiro para os lábios: receita

Hidratante caseiro para os lábios: receita

Tênis Adidas Lançamento 2010

Tênis Adidas Lançamento 2010

Guarda-roupa Casas Bahia Em Promoção, Preços

Guarda-roupa Casas Bahia Em Promoção, Preços

Rodoviaria Novo Rio: horários, telefone

Rodoviaria Novo Rio: horários, telefone

Concurso público da Agência de Habitação Popular MS

Concurso público da Agência de Habitação Popular MS