Os melhores países para fazer faculdades

Estudar é meta da vida de muitas pessoas. Por meio do conhecimento, muito mudam a sua realidade e conquistam seus objetivos. Para que se…

Por Élida Santos em 24/10/2012

Estudar é meta da vida de muitas pessoas. Por meio do conhecimento, muito mudam a sua realidade e conquistam seus objetivos. Para que se tenha o melhor, a busca pelos melhores países para se estudar é constante. Recentemente, a Times Higher Education (THE), localizada em Londres, Inglaterra, divulgou uma listagem que aponta as melhores instituições de ensino superior do mundo.

Leia mais sobre: Melhores Países Para Fazer Intercâmbio

Os Estados Unidos está entre os países com melhor oferta de universidades em todo o mundo (Foto: Divulgação)

Os Estados Unidos está entre os melhores países para se estudar e a prova disso é que a Universidade de Harvard ficou no topo da classificação da THE. A avaliação que resultou no ranking levou em consideração o segmento de cada instituição de ensino e sua importância no cenário científico em que a universidade atua.  Harvard foi impecável e obteve 100 pontos, ou seja, a pontuação máxima.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA) foi apontado no levantamento em segundo lugar, depois vieram na sequência a Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade Stanford (EUA), Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA); e Universidade de Oxford (Reino Unido). Das cinco melhores universidades do mundo, quatro são dos Estados Unidos, o que confirma que a educação do país é uma das melhores do planeta.

Confira também: Melhores Lugares para Intercâmbio nos EUA

A USP está entre as 100 melhores universidades do mundo (Foto: Divulgação)

Entre as 100 melhores universidades do planeta, 44 são norte-americanas

Se olharmos a listagem das melhores instituições educacionais do planeta de modo mais amplo, levanto em conta as 100 melhores, chegamos a conclusão definitiva que os EUA realmente é o melhor país para se estudar, das 100, 44 instituições de ensino superior entre as  melhores estão nos Estados Unidos, já o Reino Unido teve destaque com 10 universidades.

Brasil evolui no cenário universitário mundial

A Universidade de São Paulo (USP) foi a surpresa positiva para a comunidade de estudiosos mundial, aparecendo entre as 100 melhores colocadas do ranking. Ficando entre 61º e o 70º lugar a USP foi a única instituição nacional a ser lembrada na classificação entre as “top 100”. No ano passado o Brasil não teve nenhuma representante no levantamento.

Veja abaixo as melhores instituições classificadas pela Times Higher Education:

10 primeiras universidades no ranking  de melhor reputação
Posição Instituição País Pontuação
1º) Universidade de Harvard EUA 100,0
2º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA 87,2
3º) Universidade de Cambridge Reino Unido 80,7
4º) Universidade da Stanford EUA 72,1
5º) Universidade de Califórnia – Berkeley EUA 71,6
6º) Universidade de Oxford Reino Unido 71,2
7º) Universidade de Princeton EUA 37,9
8º) Universidade de Tóquio Japão 35,6
9º) Universidade da Califórnia – Los Angeles EUA 33,8
10º) IUniversidade de Yale EUA 32,4
61º-70º) Universidade de São Paulo Brasil N/A

Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011

Além da USP organizações estudantis de Cingapura, Japão, China, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan foram representadas no ranking. A presença entre as 100 classificadas com melhor reputação no mundo acadêmico mundial de acordo com a Times Higher Education, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, e da Middle East Technical University, da Turquia, foi uma surpresa.

 

Top