Quais são os carros que não precisam pagar o IPVA?

Felipo Bellini 23/11/2021 Notícias

Um assunto que é do interesse de todas as pessoas que têm ou desejam ter um carro é o pagamento do IPVA. Além dos custos habituais com manutenção e combustível, os tributos são outro fator importante para fechar as despesas de um veículo. Por isso, os donos de veículos estão ansiosos para a atualização do IPVA 2022. Mas você sabia que alguns veículos são isentos do pagamento do IPVA?

O que é o IPVA e quando é cobrado?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é o imposto cobrado pela esfera estadual, sobre a posse de veículos. Ele foi estabelecido em 1986, para repor a substituição do TRU (Taxa Rodoviária Única), que tinha por finalidade financiar os gastos com a área de transportes.

Quais são os carros que não precisam pagar o IPVA (2)

Fonte/Reprodução: original

O IPVA, diferente do que acontece com o TRU, não é obrigatoriamente aplicado sobre a manutenção do sistema rodoviário. Ele é repartido entre as esferas federal, estadual e municipal, que investem o montante conforme a demanda, seja na saúde, educação ou segurança.

O tributo é calculado a partir do valor de mercado do veículo. O valor do carro é calculado a partir da tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). As regras e a forma de pagamento variam de estado para estado.

Quem tem direito a isenção do IPVA em 2022 e como consultar?

Como dito anteriormente, as regras para a isenção do IPVA variam conforme a legislação do estado. Em geral, a isenção depende da data de fabricação do carro. Confira a faixa de isenção para os estados:

Fabricados há 10 anos: Rio Grande do Norte, Acre e Roraima.

Fabricados há 15 anos: Distrito Federal, Ceará, Amazonas. Bahia, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba e Pará.

Fabricados há 20 anos: Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.

Fabricados até 1985: Santa Catarina.

Conheça 5 carros que têm isenção do IPVA:

Fiat Bravo Absolute 2011

Esse se enquadra na lista dos carros com mais de 10 anos. É um modelo com aparência esportiva, lançado ao final do ano de 2010, para competir com o Hyundai I30 e o VW Golf. O modelo absolute tem uma ótima leva de equipamentos, como freio-abs, ar-condicionado, etc.

VW Gol 1.0 Turbo 2001

O VW Gol 1.0 Turbo 2001 se enquadra na regra dos carros fabricados há 20 anos ou mais. Esse é um dos modelos populares mais conhecidos dos brasileiros, e se destaca pelo visual esportivo.

Chevrolet Zafira Elite 2006

Esse modelo está incluso na regra dos 15 anos. O Chevrolet Safira Elite, do ano de 2006 dispõe de um motor 2.0 8V flex. É uma excelente opção para quem deseja acomodar a sua família, pelo espaço proporcionado.

Audi A4 2000

Uma opção mais luxuosa e que não paga o tributo IPVA é o Audi A4 2000. O carro foi um dos mais modernos lançados na virada do século, com diversos atributos. Tem um ótimo espaço no porta-malas, de 440 litros. Ele tem um motor 1.8 20V, potência máxima de 150 cavalos, pode alcançar 100km/h em 10s.

Chevrolet Monza hatch 1983

Uma excelente opção para os mais saudosistas é o Chevrolet Monza hatch 1983. Ele se enquadra nas regras de carros fabricados até 1985, de Santa Catarina. Ele chama atenção pelo seu design retrô. Ele dispõe de um motor 2.0, de 110 cv. Ele tinha transmissão manual, de 6 marchas.

Possuir um veículo se torna cada vez mais oneroso com o tempo, devido a fatores como a inflação, a alta do combustível, a valorização dos veículos, os custos com manutenção e pagamento de compromissos tributários. Por isso, buscar alternativas para economizar, como a isenção do IPVA, podem fazer a diferença na despesa final do ano.

Outros artigos

Carregador de Celular Universal Preço

20/02/2011

Carregador de Celular Universal Preço

A Comissão Européia e a UIT já aprovou o uso de os carregadores universais, ou seja,  em um futuro muito próximo usado será utilizado apenas um modelo de carrega...

Emprega RS

25/09/2009

Emprega RS

O Emprega RS foi lançado a pouco dias graças ao governo do estado do Rio Grande do Sul. O Emprega RS tem como objetivo facilitar a vida de quem está procurando e...

Como diminuir a vontade de comer doces

07/04/2012

Como diminuir a vontade de comer doces

[caption id="attachment_423389" align="aligncenter" width="449" caption="Para algumas pessoas, doces são irresistíveis."][/caption] Comer doces é muito bom, pois ...