Iogurte grego, integral e desnatado: entenda as diferenças

Todo mundo sabe que o iogurte é um produto delicioso e capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde, mas o que nem todos…

Todo mundo sabe que o iogurte é um produto delicioso e capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde, mas o que nem todos sabem é que é possível encontrar três diferentes tipos desse alimento. Fique por dentro do assunto e conheça as diferenças entre o iogurte grego, integral e o desnatado.

Além de deliciosos, o iogurte proporciona vários benefícios para a saúde. (Foto: divulgação)

Iogurte desnatado x integral

Mais populares entre os consumidores, esses dois iogurtes são os principais responsáveis pelas dúvidas sobre o assunto. A principal diferença entre esses dois produtos está no teor de gordura, uma vez que a do iogurte desnatado é bem menor.

Enquanto a quantidade de calorias pode variar de uma marca para outra, a do iogurte desnatado sempre será menor.Em contrapartida, a quantidade de proteínas, cálcio e outros nutrientes importantes ao adequado funcionamento do organismo pode ser praticamente a mesma.

Infelizmente algumas empresas costumam adicionar corantes, aromatizantes e até fibras no iogurte integral, que acaba não ficando tão natural quanto deveria, mas pode acabar sendo mais agradável ao paladar de algumas pessoas, uma vez que pode ser encontrado em vários sabores.

O iogurte desnatado tem menos teor de gordura. (Foto: divulgação)

Iogurte grego

Uma novidade que está fazendo sucesso entre os brasileiros é o iogurte grego, reconhecido pela cremosidade incomparável. Outro ponto que merece destaque é o alto teor de proteína presente nesse alimento. Infelizmente, de acordo com entendidos no assunto, a fórmula estrangeira não é seguida à risca nos produtos nacionais.

Enquanto originalmente esse tipo de iogurte deveria passar por vários processos de filtração, que resultaria em um iogurte com maior quantidade de proteínas e baixos níveis de gordura, isso não acontece por aqui, onde a textura e o sabor são priorizados em relação às característica nutricionais do iogurte. Para atrair ainda mais consumidores a maioria das empresas costuma incrementar esse produto com creme de leite, leite integral e gelatina, e apesar de ficar com um sabor irresistível, passa a ter muito mais calorias do que deveria.

Leia Também:  Película em gel para unhas: saiba mais

Confira na tabela as principais diferenças entre os três tipos de iogurte:

Grego brasileiro Tradicional Desnatado
1 pote | 100 g 1/2 pote | 100 g 1/2 pote | 100 g
Calorias 115 cal 51 cal 41 cal
Carboidratos 16 g 1,9 g 5,8 g
Proteínas 5,1 g 4,1 g 3,8 g
Gorduras totais 7,5 g 3 g 0,3 g
Gorduras saturadas 5,1 g 1,8 g 0,2 g

O iogurte grego é famoso pela consistência cremosa. (Foto: divulgação)

O iogurte é um alimento delicioso, capaz de oferecer vários benefícios para a saúde e melhorar o funcionamento do organismo. É possível encontrar alguns diferentes tipos desse produto, que variam principalmente com relação à textura, quantidade de calorias e de gordura. Vale a pena conhecer mais a respeito do assunto para acertar na escolha do melhor iogurte para cada caso.

Top