Ioga e os benefícios para o coração

Ioga e os benefícios para o coração

Conheça mais sobre a ioga e os benefícios para o coração. Essa atividade tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros, com…

Por Isabella Moretti em 17/12/2014

Conheça mais sobre a ioga e os benefícios para o coração. Essa atividade tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros, com a proposta de encontrar um equilíbrio perfeito entre mente, corpo e espírito.

Ioga e os benefícios para o coração. (Foto: Divulgação)

A ioga utiliza as posturas corporais como principal ferramenta. A forma de posicionar ou movimentar o corpo, no entanto, tem total envolvimento com a mente, com a frequência respiratória e o mundo espiritual.

Quem faz aulas de ioga conta com vários benefícios. A atividade reduz o estresse, melhora o funcionamento do sistema digestivo, diminui a incidência de problemas respiratórios, melhora o sono, fortalece o sistema imunológico, equilibra os hormônios e aumenta a capacidade de concentração. Recentemente os especialistas também descobriram que a ioga faz bem para o coração.

Leia mais: Aulas de Yoga Online Grátis

Ioga e os benefícios para o coração

A ioga é mais benéfica para o coração do que os exercícios tradicionais. (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, muitos estudos foram realizados sobre a ioga e os benefícios para o coração. Uma pesquisa realizada na Holanda e nos Estados Unidos, por exemplo, constatou que a atividade permite controlar e reduzir os fatores de riscos que estão associados às doenças cardíacas. Os resultados foram publicados no periódico European Journal of Preventive Cardiology.

Para chegar à conclusão de que a ioga protege contra as doenças do coração, os cientistas americanos e holandeses revisaram 37 estudos, envolvendo 2.768 pessoas. Depois de analisar as condições de saúde dos participantes, constatou-se que a ioga protege o coração, sendo até mais eficaz do que os exercícios físicos tradicionais, como fazer caminhada ou andar de bicicleta.

A ioga ajuda a manter o peso ideal. (Foto: Divulgação)

A ioga faz bem para a saúde cardíaca porque está associada à redução no índice de massa corporal (IMC) e à pressão arterial sistólica. A maioria dos participantes que praticam ioga também apresentou um índice menor de colesterol ruim (LDL) e um aumento de colesterol bom (HDL). Os especialistas acreditam, ainda, que a ioga reduz o estresse e assim o organismo é beneficiado com muitos efeitos positivos.

Embora esteja relacionada à boa saúde do coração, a ioga não melhora a condição de quem sofre com diabetes.

Dicas para preservar a saúde do coração

Adote hábitos saudáveis para preservar a saúde do seu coração. (Foto: Divulgação)

Fazer ioga é uma forma de preservar a saúde do coração e prevenir doenças graves, como arritmia e infarto. No entanto, existem outras dicas que reduzem os riscos de enfermidades cardíacas. Confira:

• Evite comer alimentos gordurosos;

• Não fume;

• Procure relaxar mais e evitar as situações de estresse;

• Não associe anticoncepcionais e tabagismo;

• Mantenha o peso ideal.

Agora que você já conhece a ioga e os benefícios para o coração, comece a praticar a atividade e se torne uma pessoa mais saudável.

Top