Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) revelou que a internet banking é o 2º canal preferido dos brasileiros em operações bancárias. Ou seja, os correntistas estão se adaptando cada vez mais a ideia de pagar contas em cada através da web e deixam de ir às agências, como era de costume.
Internet banking revolucionando o acesso a conta bancária
Em 2010, 23% de todas as operações bancárias foram realizadas via internet banking. (Foto:Divulgação)
Em 2010, a internet banking atingiu 12,8 bilhões de transações, o equivalente a 23% de todas as operações realizadas neste período. Em comparação aos números de 2009, o crescimento foi de 27,4%.
Embora o uso da internet para pagar contas e realizar transferências esteja cada vez mais frequente, a primeira opção do correntista é ainda o caixa eletrônico. Só no ano de 2010 foram realizadas 17,8 bilhões de operações através deste canal, ou seja, 31% do total.
De acordo com Gustavo Roxo, da FEBRABAN, os bancos estão se mobilizando para oferecer mais conveniência aos clientes, por isso os canais de caixa eletrônico e internet banking estão sendo cada vez mais usados pela população.
As pessoas que utilizam o sistema de internet banking desfrutam de diversos serviços com mais comodidade. Elas fazem consultas aos extratos e saldos, realizam pagamentos de contas e acompanham a fatura do cartão de crédito. Embora o acesso seja bem prático pela web, os bancos estão investindo cada vez mais em suas plataformas para torná-las modernas, seguras e eficazes.
Saiba mais: Internet Banking da Caixa
Dicas de segurança para internet banking
Para não se tornar uma vítima de golpistas online, é necessário tomar alguns cuidados. (Foto:Divulgação)
Para realizar as transações bancárias pela internet, é necessário estar em um ambiente seguro para não ser vítima de ataques virtuais. Veja algumas dicas para reforçar a segurança:
– Mantenha o antivírus atualizado, pois ele será capaz de identificar ameaça presente no seu computador;
– É recomendado não acessar a conta bancária em computadores de acesso público;
– Evite abrir emails de endereços desconhecidos;
– Mesmo se o email tiver o nome do banco, desconfie da veracidade, pois este é uma ferramenta muito comum entre os golpistas online;
– Ao acessar a página, veja se a barra de status possui o ‘cadeadinho’, pois este é um sinal de segurança.
Veja também: Internet Banking – cuidados
Mobile banking: uma promessa para o futuro
O canal mobile banking está em ritmo de crescimento. (Foto:Divulgação)
Uma pesquisa mais recente, também realizada pela FEBRABAN, revelou que outro canal de operações bancárias está crescendo no Brasil, trata-se do mobile banking. Em 2011, o índice de operações bancárias através de smartphones e tablets cresceu 50%, em comparação a 2011. Os especialistas no setor bancário acreditam que o mobile banking levará de 5 a 7 anos para atingir a mesma relevância do internet banking no Brasil.