Internet Banking – cuidados

Com a internet, muitas tarefas do nosso dia-a- dia podem ser executadas do conforto do nosso lar. Este é o caso dos serviços bancários,…

Por Paulo Lima em 09/02/2012

O serviço de internet banking é cada vez mais usado pelos internautas.

Com a internet, muitas tarefas do nosso dia-a- dia podem ser executadas do conforto do nosso lar. Este é o caso dos serviços bancários, que hoje estão disponíveis na rede mundial de computadores a alguns cliques.

E o número de brasileiros que realizam essas operações não para de crescer. É cada vez maior a quantidade de clientes que preferem realizar transações, pagar contas e puxar extrato através da web a ter que se deslocar até uma agência. Mas os especialistas em segurança alertam para os riscos que essa facilidade oferece. Com o aumento da procura por esses serviços, aumenta também as fraudes realizadas eletronicamente.

Apesar dos bancos manterem mecanismos de segurança que inibem a ação dos criminosos e conferem sigilo às operações, o usuário precisa fazer a sua parte. Um pequeno descuido já é suficiente para gerar transtornos e colocar em risco os seus dados pessoais. Por isso, confira as dicas que nós separamos sobre o assunto e previna-se contra qualquer ataque.

Veja se o site é legítimo

Verificar se o site é verdadeiro ou não pode impedir que você caia em alguma armadilha.

É comum o usuário acessar páginas fakes pensando estar no site oficial da instituição. Isso porque os criminosos estão se aperfeiçoando cada vez mais na criação desses portais. Tamanha semelhança com o site original dificulta a identificação por parte do usuário, mas é possível descobrir se uma página é verdadeira ou não observando possíveis erros de português, presença de logomarcas antigas, entre outros detalhes.

O internauta geralmente é direcionado a páginas clonadas ao clicar em links que recebe em seu email. Por se tratar de uma cópia fiel do site original, ele pode deixar suas informações bancárias sem perceber que não está na página verdadeira. Outra forma de testar o portal é digitar dados inverídicos e observar o comportamento que ele vai ter. Caso aceite, é sinal que é falso.

Cuidado com o cartão de crédito

O uso do cartão de crédito na web também exige alguns cuidados importantes.

Usar o cartão de crédito pela internet também pode ser arriscado. Para evitar problemas, você deve conferir se o site por onde está navegando é um ambiente seguro. A página precisa conter o código https://; a letra ‘s’ significa que o portal oferece mecanismos de proteção para os seus dados.

Veja se, ao lado da sequência https://, aparece o desenho de um cadeado. A presença desta figura confere ainda mais idoneidade ao serviço. Mas lembre-se que um site fake também pode ter esta aparência. A diferença é que, caso você clique no cadeado estando na página original, vai abrir uma mini janela com as informações da certificação digital do banco.

Evite, ainda, digitar dados confidenciais em computadores públicos, como em lan house e em cyber cafés, e tenha instalado em sua máquina um bom antivírus. Quando o assunto é segurança, todo o cuidado é pouco!

Top